Bob Dylan, lendário músico norte-americano, actua no dia 18 de Julho no festival que se realiza na localidade minhota de Vilar de Mouros. É mais um nome grande da música a somar ao de David Bowie, Deep Purple, Iggy Pop and the Stooges, Pixies e Paul Mccartney. Confirmada está também a presença dos Chemical Brothers no Festival Vilar de Mouros, que irão actuar a 16 de Julho.

Uma lenda do rock

Foi pelo nome de Bob Dylan que Robert Allen Zimmerman se tornou conhecido do grande público. O apelido foi adoptado em homenagem ao poeta britânico Dylan Thomas. Nascido nos EUA a 24 de Maio de 1941, Bob Dylan iniciou a carreira nos anos 60, e depressa se tornou uma referência para os amantes da música rock. Desde então, as músicas e o estilo de Bob Dylan marcaram várias gerações. Inicialmente conhecido como representante da comunidade folk, Bob Dylan depressa aderiu a um estilo de música mais “electrificado”.

As influências

Woody Guthrie foi uma influência assumida na carreira de Bob Dylan, que se inspirou ainda na literatura da “beat generation”, de quem o escritor Jack Kerouac, autor do célebre “Pela Estrada Fora”, é hoje uma importante referência .

Bob Dylan foi abrandando o ritmo de produção, e nos tempos mais recentes editou apenas um álbum de originais: “Love and Theft” apareceu em 2001. Mas continuam a ser feitas reedições de alguns dos seus álbuns, como “Bootlegs Series Vol.6″, já considerado uma autêntica raridade. “Highway 61 revisited”, “Bringing it all back home” e “Blonde on blonde”, editados entre 1965 e 1966, estão entre os mais conhecidos discos do músico norte-americano.

“The Essential Bob Dylan”, um Cd duplo com 36 temas, resume o essencial da carreira do músico norte-americano. Trata-se de um disco editado por altura do 60º aniversário e cuja selecção dos temas procura abranger as várias fases da carreira de Dylan. “Things have changed” é um dos “essenciais” do Cd. Este tema valeu um óscar a Bob Dylan e fez parte da banda sonora do filme “Wonderboys – Prodígios”.

Bob Dylan já actuou em Portugal por duas ocasiões. A primeira foi em 1993, seguindo-se um outro concerto em 1995. Esta será a terceira vez que Bob Dylan vem actuar ao nosso país. Desta feita, a “lenda viva” do rock irá actuar em Vilar de Mouros, naquele que é o mais antigo festival português. O concerto está integrado na digressão mundial de Bob Dylan.

Ana Correia Costa e Pedro Rios

Imagem: indispensável.net