Foram 9 os atletas do Judo Clube de Lisboa que se classificaram. O Judo Clube de Coimbra colocou 5 atletas nos primeiros lugares.

Femininos

Na categoria feminina de -48 Kg, Joana Peixoto, do Centro Cultural Desportivo do Pragal, sagrou-se campeã nacional. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, Catarina Correia, do Judo Clube de Lisboa (JCL) e Joana Franklin, do Judo Clube de Sintra.
Carla Reis, do Judo Clube de Coimbra (JCC), é campeã nacional de -52 Kg. Tânia Pereira é vice campeã. Em terceiro da mesma categoria, ficaram Joana Santos (Casa do Povo de Ceira) e Catarina Quinta (JCL).
Joana Cesário, a atleta do JCC que se classificou em 5º no Campeonato Europeu de Juniores, é a campeã nacional dos -57 Kg. Em segundo lugar ficou Cátia Silva (do Pragal) e, em terceiro, Carina Duarte (Judo Clube de Barcelos – Juba) e Ana Vicente (Centro Norton de Matos).
Ao pódio dos -63 Kg, a primeira a subir foi Filipa Almeida, do Junta de Freguesia de Benfica. Em segundo lugar ficou Ana Monteiro (JCL) e em terceiro ficaram Mariana Contreiras (Construções Norte-Sul) e Noémia Lima (Associação Beneficiência Popular de Gouveia). Na categoria de -70 Kg femininos, a atleta do Juba, Tânia Forte sagrou-se campeã nacional. Joana Costa (Associação Académica de Coimbra) é vice campeã. Em terceiro lugar, ficaram Sílvia Amaral, também da Académica, e Marisa Bonifácio, do Clube Desportivo de Almodovar.

Masculinos

Nos pesos pluma mascuninos, nos -55 Kg, é campeão João Guerra, do Atlético Clube Fundanense. Marco Santos (JCL) ficou em segundo lugar e Carlos Caninhas (JCC) em terceiro.
Rui Pinto, do cluble de Coimbra, é campeão de -66 Kg. O segundo da categoria é Nuno Correia, do JCL. Os dois terceiros são ocupados por Nuno Barreiros (Grupo Desportivo de Sesimbra) e João Reis (JCL).
Tiago Lopes é campeão nacional de -66 Kg, pelo Clube Competição Concelho Torres Novas. O vice campeão é Filipe Reis, do JCC. O terceiro lugar da categoria foi ocupado por Diogo César (JCL) e Miguel Guimarães (Colégio Salesiano de Lisboa).
Na categoria com o maior número de atletas inscritos (24), a dos -73 Kg masculinos, sagrou-se campeão Jorge Peralta (Lisboa Ginásio Clube). Em segundo lugar, ficou o atleta do Judo Cluble do Algarve, Altair Joaquim. João Lérias, do Pragal, e Marcos Carvalho, da Associação Cristã da Mocidade de Coimbra, foram os atletas de -73 Kg a subir ao terceiro lugar do pódio.
André Martins é o campeão nacional em -81 Kg, pelo Vitória Futebol Clube. João Raposo (Judo Clube de Ponta Delgada) detém o segundo lugar da categoria, Hugo Silva (Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias) e Diogo Caiano (JCL) detêm o terceiro.
Nos pesos pesados, Miguel Almeida (JCL) é campeão nacional de -90 Kg. Marco Pais é o segundo da categoria e Nelson Reis o terceiro, ambos atletas do Judo Clube de Sintra.

Em prova estiveram 126 atletas: 98 masculinos e 28 femininos. As actegorias com mais atletas inscritos em prova foram a de -73 Kg, com 24 atletas, a de -60 Kg com 22 inscrições e a de -66 Kg com 20. A supremacia númerica desta categorias é, de resto, hibitual nas provas nacionais.

A próxima prova de juniores, prevista no calendário nacional da federação, é o Torneio Internacional de Portugal, dias 3 e 4 de Abril. Logo a seguir a esta competição, e no campo da formação, haverá na semana de 5 a 9 de Abril, o Estágio Internacional de Competição para este escalão.

Ana Isabel Pereira

Foto: Federazione Italiana Judo Lotta Karate ed Arti Marziali