Este é o segundo aumento em sete meses. Em Dezembro passado Bagão Félix aumentou em oito euros a pensão mínima do regime geral.
A pensão passa assim de 208 euros para 212,16 euros (mais 4,16 euros) e os pensionistas do regime especial da Segurança Especial passam a receber 189,88 euros.
O aumento surge da intenção do governo em fazer convergir as pensões com o salário mínimo nacional, uma medida que vai beneficiar mais de 2.600.000 pensionistas.

Maria de Lurdes Magalhães, 62 anos, reformada, concorda com a subida das pensões para o salário mínimo, mas refere que este aumento de 4,16 euros é insignificante. “É muito pouco, da maneira que está tudo caro não chega para nada”, afirma a pensionista. Maria de Lurdes Magalhães acredita que é possível atingir a meta que o ministro se propôs: “o governo tem que olhar pelos mais velhos, se nós precisamos de ajuda é nesta idade tão complicada”, concluí.

Joana Alves, finalista de economia, afirma que este aumento é pouco significativo e que não vai ter grandes repercussões no valor da pensão: “no entanto são estes pequenos aumentos que vão ocorrer até 2006 que vão fazendo a diferença”.
A futura economista acredita que esta medida do governo é fundamental, mas que significa alguns sacrifícios. “São quase três milhões de pensionistas que vão beneficiar desta reforma da Segurança Social e a despesa pública vai certamente aumentar, mas são consequências inevitáveis se queremos que os nossos pensionistas tenham uma vida melhor e mais digna”, explica a finalista de economia.
Nos próximos meses serão anunciados novos aumentos.

Carla Sousa

Foto: SIC