Joana Ferreira, do 5º ano da Faculdade de Farmácia e membro da organização, disse ao JornalismoPortoNet que a população em geral não está suficientemente informada sobre medicamentos genéricos e manipulados. Tendo em conta essa falta de informação, a aluna justificou o tema do congresso: “É conveniente esclarecer, em primeiro lugar, os profissonais e, depois, os estudantes de farmácia para que sejam as primeiras pessoas a estarem bem informadas acerca dos genéricos e dos manipulados”.

O objectivo primordial é sensibilizar os profissionais de Saúde e o público em geral para o impacto deste tipo de medicamentos no panorama do Sistema Nacional de Saúde.
Joana Ferreira sublinhou que trata-se de um tema “pertinente e de extrema importância. Além disso, um evento deste género era não só necessário, como bem-vindo, de modo a esclarecer as dúvidas sobre a matéria que, inclusivamente tem suscitado polémica”.

Quanto à importância dos genéricos enquanto substitutos de outros medicamentos, a mesma fonte foi peremptória: “Os genéricos não substituem os outros medicamentos”. No entanto, “depois de correctamente avaliado, se o genérico for idêntico a um outro medicamento e considerando que o genérico tem um preço mais acessível, então, ele deve ser aplicado”, esclareceu. Contudo, há casos em que issso não se verifica até porque não existem genéricos para todos os medicamentos existentes no mercado.

Programa

O congresso divide-se em dois grandes painéis: “Genéricos: Medicamentos com Futuro” e “Manipulados: Medicamentos com futuro”. O dia de hoje é, então, dedicado aos genéricos e o de amanhã aos manipulados.
Ainda hoje, às 21.30, há um “café com debate” no café Majestic, também no Porto, intitulado “O exercício da profissão e a entidade reguladora de saúde”. O evento conta com a presença do presidente da Secção Regional do Porto da Ordem dos Farmacêuticos, Jorge Nunes de Oliveira, do presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, Jorge Brochado, do director da Associação Nacional das Famácias, Luís Matias e de um outro convidado, em substituição do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, a confirmar.

Está é uma iniciativa que não é inédita, até porque, todos os anos os finalistas de Ciências Farmacêuticas têm a seu cargo a organização de um congresso científico. Este ano estão envolvidos cerca de 60 alunos na organização do evento. A Comissão Científica fica a cargo do Professor Carlos Maurício Barbosa. Até ao momento há 460 pessoas inscritas. Entre as 10h de hoje e as 18.30 de amanhã é possível aprofundar conhecimentos sobre genéricos e manipulados.

Andreia Abreu

Foto: André Morais (JPN)