Esta conclusão faz parte do “Ponto da Situação Epidemológica e de Desempenho” relativo ao ano passado, apresentado pela Direcção Geral de Saúde.

O documento revela ainda que em 2003 foram notificados, em média, 34 novos casos de tuberculose por cada 100 habitantes, um valor inferior ao dos últimos anos. O relatório aponta também para o aumento da taxa de detecção da doença, o que faz de Portugal “um dos países da Europa melhor posicionado em relação a este indicador”.

Segundo este relatório, em termos de distribuição geográfica foram notificados menos casos de tuberculose em todo o país, embora “as diferenças entre os distritos com menor e maior incidência” tenham aumentado. Lisboa e Porto são os distritos que apresentam taxas de incidência mais elevadas, perfazendo no seu conjunto 60% dos casos detectados.

mapa.jpg

Uma outra conclusão aponta para o valor constante, verificado nos últimos dois anos, das taxas de incidência da doença nos principais grupos de risco. Os toxicodependentes são a única excepção. Segundo o documento, Lisboa e Porto são novamente os distritos em que “incidem com particular intensidade os mais determinantes factores de risco” responsáveis pelo “decréscimo das taxas de sucesso terapêutico e aumento da resistência aos fármacos”.

Em termos de distribuição por sexo e grupos etários, o “Ponto da situação epidemológica e de desempenho” apresentado pela DGS aponta para uma “forte concentração de casos nos homens entre os 25-44 anos”.

Andreia Parente