As estatísticas não enganam. 70% da população portuguesa tem uma vida sedentária. 37% da população portuguesa com mais de 18 anos tem excesso de peso. E 13% da população é obesa. Estes dados, por si só, justificam a designação deste ano de 2004 como sendo o “Ano Europeu da Educação pelo Desporto”, como afirma o adjunto do Secret[ario de Estado da Juventude e Desportos, Augusto Baganha. “O desporto tem de ser uma viragem no sentido de um estilo de vida mais saudável”, diz. Augusto Baganha foi um dos oradores do Seminário Internacional de Desporto e Desenvolvimento, realizado em Santa Maria da Feira.

Quanto às iniciativas a desenvolver neste período, Augusto Baganha admite dificuldades, uma vez que “os recursos são escassos e, por isso, há poucos eventos e os que existem situam-se, essencialmente, em termos regionais”.

Este seminário surge do protocolo de colaboração do Instituto Superior da Maia e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, tendo como objectivo “a reflexão sobre o desporto e sua implicação nas regiões”, afirmou, ao JornalismoPortoNet, o vereador do Pelouro do Desporto daquela Câmara Municipal, Amadeu Albergaria.

Dos 49 projectos apresentados ao Fundo Europeu, a propósito deste Ano Europeu da Educação pelo Desporto, a Câmara Municipal da Feira viu dois dos seus projectos serem aprovados. Um deles assume a designação de “Conquiste a Boa Forma” que consiste “na prática desportiva em locais informais” e o outro projecto consiste em “promover a ligação entre o desporto adaptado e o desporto não adaptado”, conclui Amadeu Albergaria.

A designação do ano 2004 como “Ano Europeu da Educação pelo Desporto” foi proclamada pelo Conselho da União Europeia e pelo Parlamento Europeu. O objectivo da campanha consiste essencialmente na sensibilização da população sobre a importância do desporto na educação e na promoção de actividades físicas na escola.

Vânia Cardoso