Apesar da saída de Fausto Neves da Casa da Música, a ópera infantil “The Golden Vanity", a estrear já em Abril, está assegurada.

Com a saída de Fausto Neves, o Serviço Educativo da Casa da Música, no Porto, fica sem ninguém. O contrato termina no final deste mês e Fausto Neves não quer a renovação. Era praticamente o único membro daquele serviço. A programação para o sector será assegurada por Anthony Whiteworth-Jones, novo director artístico da Casa da Música, que visitou na passada sexta-feira o edifício de Rem koolhas.

Dina Coelho, assessora de imprensa da Casa da Música, disse ao JornalismoPortoNet que, por “parte da administração, o Fausto tinha todas as condições para continuar”. Quanto às razões que poderão ter levado a esta saída, Dina Coelho não quis comentar.

O processo de substituição de Fausto Neves, responsável pelo Serviço Educativo desde 1999 ainda não foi decidido, mas a Casa da Música garante que todos os espectáculos agendados vão realizar-se, sob supervisão de Whitworth-Jones.

É já no dia 16 de Abril que “The Golden Vanity”, uma ópera infantil que envolve 72 crianças, estreia no Teatro Rivoli no Porto. Dina Coelho garante que apesar de o contrato terminar na próxima semana, “Fausto Neves assegurará a realização do espectáculo”.

O Serviço Educativo da Casa da Música pretende democratizar o acesso à música clássica, desmistificando a ideia de que este género musical atrai apenas as elites. Durante o Porto 2001, os projectos levados a cabo com os bairros de Aldoar e Fonte da Moura estiveram sob a alçada do Serviço Educativo da Casa da Música.

Teresa Oliveira dos Santos