As esperanças de Portugal jogam, hoje, com a congénere italiana, num encontro que põe frente a frente aquelas que, para muitos, são as melhores selecções do seu escalão. José Romão antevê um jogo “rico em acontecimentos” mas considera que o mais importante é preparar o Campeonato da Europa. O seleccionador nacional mostra-se esperançado na conquista dos objectivos a que se propôs quando chegou ao comando da equipa das quinas: a qualificação para os Jogos Olímpicos. Recorde-se que os três primeiros classificados do europeu asseguram o passaporte para Atenas 2004.

A história diz que a Itália é favorita. Nos confrontos directos com a selecção portuguesa, os transalpinos têm um ligeiro ascendente. Para além disso, os italianos venceram quatro dos seis Europeus já disputados. O último encontro entre as duas selecções data de 2002, no último europeu, na Suiça. Nessa altura as duas equipas acabaram empatadas 1-1. Hélder Postiga, então com 19 anos, apontou o golo da selecção portuguesa.

Portugal desfalcado

A equipa de Portugal tem muitas baixas. Destacam-se desde logo a dupla de centrais habitualmente titulares. Bruno Alves e Ricardo Costa estão lesionados. Para além destes, também Carlos Martins e Makukula estão magoados. Como se não bastasse, José Romão está impedido de contar com Postiga, Tiago e Ronaldo, três das “estrelas” mais emergentes desta nova geração. Estes jogadores foram chamados por Scolari para a selecção A. O treinador lamenta o facto de não ter as soluções desejáveis mas lembra que, “entre outros factores, os particulares também servem para testar alternativas”.

Na selecção portuguesa, a maior surpresa do onze titular poderá ser a entrada de Miguelito para o posto de defesa esquerdo, relegando Jorge Ribeiro, o habitual titular, para o banco. José Romão poderá premiar a boa carreira do jovem do Rio Ave.

A Itália não fugirá ao habitual. O típico 4x4x2, baseado no modelo característico da squadra azzura: muita organização na defesa e eficácia no ataque.
Na selecção italiana destacam-se três jogadores: Matteo Brighi, Paolo Cannavaro e Gilardino. Este último é mesmo a grande referência da equipa italiana, agora que o goleador da Roma, António Cassano parece indiscutível na selecção principal.

A cerca de dois meses do início do Campeonato da Europa, Portugal e Itália têm neste teste a possibilidade de experimentar um jogo difícil e aferir da forma de cada uma. Recorde-se que Itália e Portugal, a par da Alemanha, país organizador, são os mais fortes candidatos ao título europeu.

Estádio do Centro de Estágio de Melgaço
21.00h
Árbitro : Rodriguez Santiago (Espanha)

Equipas prováveis

Portugal – Moreira, Miguel Garcia, Cadú, João Paulo e Miguelito, Raul Meireles, Bosingwa e Hugo Viana, Quaresma, Hugo Almeida e Lourenço
Treinador: José Romão

Itália – Amélia, Barzagli, Paolo Cannavaro, Zaccardo e Moretti, Brighi, Palombo, Pinzi e Donadel, Gilardino e Del Nero
Treinador: Cláudio Gentile

André Morais