Foram apreendidos 500 quilos de um composto químico à base de nitrato de amónio, numa operação anti-terrorista, e presos oito ingleses

Segundo a agência Reuters, as detenções desta manhã tiveram lugar em Londres e no Sudeste de Inglaterra.
O chefe da polícia metropolitana de Londres, Peter Clarke, revelou que os 500 quilos apreendidos podiam ser usados para o fabrico de explosivos.

Uma fonte anti-terrorista adiantou que o composto químico à base de nitrato de amónio é idêntico ao material explosivo utilizado nos atentados ocorridos na Turquia e na Arábia Saudita, nos últimos meses. A mesma fonte disse ainda que o material apreendido era suficiente para causar um atentado da mesma dimensão do que aconteceu em 1996, em Londres.

Peter Clarke avançou que os oito homens detidos são todos britânicos, com idades entre os 17 e os 32 anos. As detenções aconteceram durante uma operação de 24 buscas levadas a cabo por 700 agentes de 5 forças policiais.

Clarke sublinhou, no entanto, que esta acção não está ligada à investigação que está a ser feita na sequência do 11 de Março, nem à questão do terrorismo do IRA. A mensagem que o agente quis passar foi a de que a ameaça do terrorismo é real e que as pessoas devem manter-se em alerta.

Andreia Abreu