O Grupo Parlamentar do Partido Socialista requereu um debate de urgência no Parlamento, para esta quarta-feira, sobre o aeroporto da Ota, no concelho de Alenquer.

Em declarações ao JornalismoPortoNet (JPN), Rui Branco, presidente da Junta de Freguesia da Ota, mantém a dúvida quanto aos benefícios da construção da infra-estrutura: “talvez estivéssemos melhor sem aeroporto”. O autarca refere o cruzamento com linhas de água subterrâneas para chegar a uma conclusão: “não me parece que este aeroporto seja tecnicamente viável, apesar de eu não ser técnico na matéria”.

Ainda assim, depois da decisão política tomada a nível governamental, Rui Branco critica o “impasse que existe desde que este Governo tomou posse”. O presidente da Junta de Freguesia da Ota acrescenta que o adiamento não tem relação com a mudança de partido no Governo: “não penso que se o PS estivesse no poder este projecto teria avançado muito mais”.

Medidas preventivas são “incompreensíveis”

O líder da Comissão Política Concelhia do PSD de Alenquer, Pedro Moreira, critica o excesso de prevenção por parte do Ministério das Obras Públicas: “há muitas situações em que as medidas aplicadas não são justificáveis”. Em causa está a rejeição por parte da ANA – Aeroportos de Portugal de qualquer projecto de remodelação ou construção em duas freguesias do concelho de Alenquer (Carregado e Ota) por se considerar espaço sob protecção aérea.

Pedro Moreira admite, no entanto, que “o Estado também tem razão neste processo”, uma vez que, “caso se construísse um prédio, os aviões poderiam passar bem próximo do topo do edifício, provocando eventuais fissuras estruturais e os moradores iriam pedir indemnizações ao Governo por isso”. O presidente da Junta da Ota discorda: “a rejeição de todos os projectos leva a que algumas pessoas façam uma remodelação da sua habitação à sucapa, e fazem elas muito bem”.

O líder da “concelhia” do PSD de Alenquer revelou ao JPN que o Ministério das Obras Públicas vai criar um gabinete de estudo que visa “a resolução a muito curto prazo dos bloqueios que têm sido impostos à construção e remodelação”.

Ota precisa de “debate sério”

Para Pedro Moreira, “o aeroporto é bem-vindo, desde que sejam asseguradas todas as medidas necessárias para albergar esta estrutura”, que vai implementar 40 mil postos de trabalho. “É tempo de debater de forma séria a vinda do aeroporto para a Ota”, refere o líder concelhio. Estando de acordo com “tudo o que traga mais-valias para o concelho”, Pedro Moreira afirma que esta situação “carece de uma projecção atempada e de ponderação”.

O social-democrata disse ainda que o projecto criado pelo Governo do PS “não incluía qualquer estudo de pormenor”. Torna-se assim essencial a realização de “muitos estudos que estão a ser feitos neste momento”, como navegabilidade e aproximação às pistas.

Portela “com potencial” até 2015

O ministro das Obras Públicas, Carmona Rodrigues, confirmou, na Assembleia da República, que estão a ser desenvolvidos estudos de carácter técnico, económico e financeiro sobre o novo aeroporto. O objectivo do Governo é “tomar a decisão mais correcta no momento oportuno”, em 2006.

Para o ministro Carmona Rodrigues, o aeroporto da Portela “ainda apresenta um potencial capaz de responder à procura do mercado (…) até 2015”. Explica o governante que “não parece fazer sentido avançar já para a construção de uma nova infra-estrutura quando a existente apresenta ainda factores competitivos”.

Estas declarações foram proferidas depois de o deputado socialista José Junqueiro ter insinuado a “vontade de privatizar (a ANA – Aeroportos de Portugal) através de uma política de desvalorização da empresa que aproveitará a todos menos ao interesse público”. José Junqueiro afirmou ainda que “a ANA continuará a investir na Portela, sem horizonte de retorno compatível”.

Manuel Jorge Bento

Foto: TAP