Coimbra recebeu, pela terceira vez consecutiva, o Encontro Nacional de Estudantes de Jornalismo e Comunicação (ENEJC). Os estudantes chegaram de todo o país para se conhecerem melhor e para aprenderem um pouco mais sobre Jornalismo.

A III edição ficou marcada principalmente pelo baixo número de participantes presentes e por dificuldades na organização.

Importante porquê?

Mais do que pelo simples convívio, os estudantes consideram o evento relevante pelos conhecimentos que adquirem. Consideram a prática uma mais valia para a futura profissão.

Os “workshops” e as várias conferências tentam aproximar os estudantes do quotidiano da profissão. Liliana Guimarães, estudante da Universidade de Coimbra, explica a importância do encontro para os futuros jornalistas: “Acho que é muito importante poder ouvir grandes nomes, não catedráticos, de pessoas que trabalham mesmo, que podem vir a ser nossos colegas. Acho que é muito importante, porque é uma visão da realidade que não temos dentro das salas da faculdade”.

Mas nem só o contacto próximo com a realidade da profissão marca o encontro dos estudantes. A par das conferências e dos “workshops”, do programa constam também jantares de convívio e festas em discotecas locais. O objectivo é conseguir que os alunos, futuros colegas de profissão, se conheçam num ambiente mais descontraído.

Desencontros

Rui Couceiro, estudante de Comunicação Social em Viseu, participou no ENEJC pela primeira vez. A experiência é positiva, mas o evento ficou aquém das suas expectativas: “Houve aspectos que me desiludiram. Pensei que o encontro tivesse mais participantes, mais alunos. Fiquei desiludido pelo facto de alguns dos oradores faltarem. Também fiquei desiludido porque não pude ter o ‘workshop’ que queria, acabou por ser cancelado à última hora”.

Filipe Sousa, coordenador do III ENEJC, explicou ao JornalismoPortoNet as principais dificuldades sentidas na organização da edição deste ano.

A par da falta de apoios financeiros, muitos dos oradores convidados cancelaram a presença no encontro ou simplesmente faltaram. “Os convites foram feitos desde Novembro. No entanto, houve muitas pessoas que disseram que não podiam vir. Outras foram adiando a resposta semana a semana e demos por nós a ter de fazer um programa sem oradores para avisar as escolas”.

IV Edição

Pela primeira vez, o encontro vai sair da cidade de Coimbra. Liliana Guimarães, membro da organização dos dois encontros anteriores, considera que “primeiro foi preciso consolidar o encontro”. Agora que já existe uma estrutura sólida, os estudantes de Jornalismo e Comunicação podem reunir-se em qualquer ponto do país.

Para o próximo ano, o encontro nacional já tem local marcado. A cidade da Covilhã prepara-se agora para receber a quarta edição, após ter ganho com 39 votos a favor. Na mesa estiveram mais duas propostas apresentadas pelo Porto e Leiria.

Teresa Oliveira dos Santos

Ver reportagem vídeo