“É o resultado de muito trabalho”. É assim que Vítor Caetano, mestre de Telma Monteiro, classifica o apuramento para os Jogos Olímpicos de Atenas. A atleta do Centro Cultural e Desportivo Construções Norte-Sul consolidou o segundo lugar no “ranking” da categoria de menos de 52 quilos, no torneio de Tallin, na Estónia.

Telma Monteiro é a revelação mais recente do judo português. A atleta, de 18 anos, garantiu já o apuramento para Atenas e não precisa de pontuar no próximo Campeonato Europeu, a realizar em Bucareste em Maio. Em declarações ao JornalismoPortoNet, o treinador da judoca salienta a ascensão de Telma: “num ano ultrapassou atletas que já pontuavam para o ‘ranking’ há dois anos”.

Vítor Caetano acredita no sucesso da atleta em terras gregas e também no próximo Europeu. “É uma atleta muito humilde e disciplinada” e o apuramento não vai alterar nem essa postura, nem o treino da atleta. O treinador acredita que Monteiro “é atleta para ganhar medalhas”, até porque “já ganhou a atletas de renome mundial”.

O apuramento de Telma Monteiro aumenta o lote de judocas portugueses que viajam até Atenas em Agosto. A atleta junta-se aos judocas João Neto e João Pina, no lote dos qualificados. Nuno Delgado (em 5º do “ranking” europeu) tem boas hipóteses de apuramento. Há poucas hipóteses de outros judocas portugueses serem apurados, aguardando, assim, pelo Europeu.

Pedro Rios