A fórmula até é simples. Seis das mais prestigiadas editoras de publicações científicas disponibilizam os seus recursos digitais à Universidade do Porto.

A Biblioteca Científica Digital (BCD), implementada recentemente na Universidade do Porto (UP), passou rapidamente do campo da hipótese para o domínio do concreto. As seis editoras enumeradas nas próximas linhas são o coração da BCD, visto disponibilizarem nas artérias virtuais uma vasta bibliografia científica.

A Elsevier apresenta-se como a mais vasta fonte bibliográfica electrónica de textos de carácter científico, tecnológico e médico. Funciona desde 1997.

O Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc. (IEEE) actua sem fins lucrativos e possui cerca de 360.000 membros, distribuídos por 175 países. Disponibiliza temáticas da área da engenharia da computação, da tecnologia biomédica e das telecomunicações, entre outras. Produz cerca de 30% da literatura mundial publicada no campo da engenharia eléctrica e de computação.

A Kluwer encontra-se ligada particularmente às ciências sociais, humanas e ambientais.

Na Sage, as cerca de 70 bases de dados são o principal cartão-de-visita. A precisão da pesquisa é dos estandartes que a própria editora assume como dos mais proeminentes. A sociologia, política e relações internacionais são das áreas do saber com maior abordagem.

O ano de 1996 assitiu ao despontar da Springer. Hoje em dia, disponibiliza cerca de 500 jornais analisados criticamente e um rol extenso de livros digitais.

Finalmente, a Wiley permite o acesso a cerca de 1.000 jornais e a vários trabalhos de referência.

É através da articulação dos recursos disponibilizados pelas seis editoras que o utilizador pode explorar ao máximo os recursos da BCD.

Germano Oliveira