RTP-Lisboa e RTP-Porto terão um centro de formação de Jornalistas, daqui a quatro meses. A promessa foi feita por Luiz Andrade, director de programas do canal, em entrevista ao JornalismoPortoNet, ontem, na gala «A Magia da Televisão».

“Não vão pensar que eu não vou renovar alguns dos quadros da RTP e meter jovens com outras ideias. O Centro de Formação vai ser aberto proximamente. Grande parte dos nossos técnicos, e não só, por exemplo dos países de expressão portuguesa, foram preparados pela RTP. Isso dá a possibilidade de todos os jovens estagiarem junto da RTP e trabalharam para a RTP”, revelou.

Para Luiz Andrade, terminou a homenagem ao passado. É agora altura de mudar a estação pública: “acho que ontem [na inauguração das novas instalações] terminou a homenagem que tínhamos fazer, com a dignidade que tínhamos de fazer, ao que foi antigamente, reconhecendo aqueles que muito trabalharam para a RTP. Hoje começamos, não tenham dúvidas nenhumas, uma nova RTP”, acrescentou.

O director de programas da RTP deixou ainda uma mensagem de esperança aos que sonham com o mundo das notícias. “Eu devo dizer que este é o mundo mais bonito que se pode imaginar. Não há nada que se possa comparar. Tenho 40 anos de televisão e tornava a fazer tudo o que fiz, sem renegar tudo o que fiz. É uma outra família, dentro da própria família. Não desistam. É muito duro, muito duro, mas é a carreira mais bonita que podem imaginar. Encontramo-nos na RTP!”.

Apresentadores da RTP confiantes na mudança

Para Alberta Marques Fernandes, os espectadores da RTP podem contar com “mais e melhor informação”. Em entrevista ao JornalismoPortoNet, a pivot do «Jornal2:» anunciou as mudanças do programa que apresenta: “a partir do momento em que temos melhores condições para trabalhar, em que trabalhamos de uma forma mais moderna, com todas as tecnologias a nosso dispor, nós somos obrigados e devemos fazer mais. O «Jornal2:» vai estar muito mais interligado com os outros jornais da casa. Há mais gente a trabalhar para ele. Vai ter com certeza conteúdos mais aperfeiçoados”, prometeu.

albertamarques.jpg

Alberta Marques Fernandes deixou ainda uma mensagem para os futuros jornalistas: “escolham o jornalismo como vocação, como algo que tenham vontade de fazer e não como um passaporte para a fama ou para o sucesso rápido. Eu sou o rosto visível de uma equipa muito grande, que junta gente anónima, jornalistas anónimos muito bons. E o jornalismo não é só aqueles que aparecem; se calhar, os melhores não aparecem”.

Para Jorge Gabriel, a RTP é uma referência que deve ser seguida e estudada pelos futuros jornalistas: “Podem olhar para o «Telejornal» ou para qualquer espaço informativo da RTP e ter a garantia de que se procura, em primeiro lugar, dar informação”.

O apresentador do programa «Praça da Alegria» fala ainda do orgulho que tem em pertencer à estação pública. “Faço parte de uma equipa e tenho muito gosto em ser um dos jogadores. Não me importo de ser o número 4, o 7, o 10 ou o guarda-redes. Eu quero é pertencer à equipa e se possível à equipa que, com esforço e com trabalho, vai marcando alguns golos e vai ganhando algumas partidas”, refere.

soniaaraujo.jpg

Para Sónia Araújo, o público pode esperar muito da nova estação pública: “Os portugueses já repararam que a RTP está a mudar. É a mudança de estação, a mudança de instalações, a mudança de imagem, a mudança de alguns conceitos de fazer televisão. Para melhor, obviamente. Os portugueses já repararam em toda essa mudança”.

Daniel Vaz
Hugo Correia