Duas crianças, com seis meses e dois anos, respectivamente, foram internadas ontem no hospital Amadora-Sintra, com pneumonia adenovírica. Mário Castro, do Centro Regional de Saúde Pública de Lisboa, confirmou ao JornalismoPortoNet que para “uma das crianças o estado é particularmente grave”, estando a outra a evoluir de forma mais animadora.

O adjunto do Delegado de Saúde referiu ainda que “tudo aponta para que a situação tenha tido origem fora da unidade hospitalar, na comunidade”. Em comunicado, a directora do serviço de pediatria do hospital, refere que as crianças se encontram internadas na Unidade de Cuidados Intensivos. Maria do Céu Machado acrescenta que as crianças se encontram em isolamento dado o carácter contagioso da doença. No comunicado pode também ler-se que as duas crianças “estão em ventilação assistida e em situação clínica estável”.

A pneumonia adenovírica levou, no ano passado, ao encerramento da pediatria do hospital de Guimarães depois de se terem registado seis mortes nesta unidade. Mário Castro não prevê que a situação se repita no Amadora-Sintra já que “no momento os dados não apontam para que a situação tenha sido contraída dentro do hospital, mas fora dele”. Ainda assim, assegura que “não há qualquer razão para alarme em termos de saúde pública”.

Mário Castro garante que “estão a ser tomadas todas as medidas para evitar possíveis focos de infecção” e acrescenta que “num dos locais frequentados pela criança estão a ser seguidas as orientações da Direcção Geral”. Mário Castro dá como exemplo as crianças que nestes locais tenham aparecido com febre. Nestas “está a ser feita uma recolha de produtos biológicos para a pesquisa de adenovírus”.

Liliana Filipa Silva