Já se conhecem os números do estudo de impacto económico, encomendado pela UEFA à empresa de consultoria DTZ. As somas dos retornos nas áreas da construção, publicidade e turismo rondam os 800 milhões de euros, aproximadamente o valor do investimento na construção e melhoramentos dos estádios da prova.

O sector da construção apresenta um retorno de 244 milhões de euros, em relação aos 795 milhões de euros investidos. Na construção e melhoramento dos estádios foram criados 36 150 postos de trabalho (entre meados de 1999 e o fim de 2003). O estudo revela que a propósito do Euro 2004 receberam formação 4900 pessoas para trabalho voluntário.

O estudo destaca também a importância dos novos e remodelados estádios para o desenvolvimento do desporto local.

Os adeptos de todo o mundo que visitam Portugal na altura da competição devem gerar entre 83 milhões e 100 milhões de euros de receitas. O turismo adicional gerado pela divulgação da imagem de Portugal no pós-campeonato deve originar entre os 170 milhões e os 360 milhões de euros por ano.

Os números da DTZ indicam um retorno de 290 milhões de euros nas áreas de publicidade e promoção do país: 113 milhões provêm da cobertura televisiva específica do evento e os restantes 177 milhões de euros da cobertura mediática adicional.

Pedro Rios