A atleta júnior, do Clube Triatlo de Perosinho, conseguiu um resultado histórico ao ficar em primeiro lugar no Campeonato Europeu. Vanessa Fernandes disse ao JornalismoPortoNet (JPN) que sempre sonhou em ir aos Jogos Olímpicos mas não acreditava apurar-se para os de 2004: “era um sonho que tinha para daqui a uns anos mas não para agora. Foi mesmo uma surpresa”.
A triatleta do clube de Gaia, que começou a acreditar no ouro no Campeonato Europeu na última volta da corrida, diz que ainda não sente mais responsabilidade por ter ganho o ouro em Valência. “Não penso muito nisso porque ainda sou muito nova, tenho muito para aprender nisto e para evoluir. Ainda não sou uma das melhores. Logo se verá se virei a ser”, explica a atleta. O treinador da Vanessa, Sérgio Santos, acredita que “a maturidade dela vai ser atingida nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008”. A atleta de 18 anos começou a trabalhar a sério o triatlo “em 2001 no Centro de Alto Rendimento e desde então tem tido uma preparação para dois ciclos olímpicos”, acrescenta o treinador.

Sérgio Santos explicou ao JPN que a prioridade da atleta é melhorar a natação: “ela tem um nível de natação muito bom, no entanto existem algumas triatletas, nomeadamente as australianas e as norte-americanas, que são ex-nadadoras com medalhas olímpicas na natação pura”. O directo técnico nacional está, portanto, menos preocupado com a corrida e o ciclismo em que “a Vanessa está ao nível da maior parte das triatletas”.

Sérgio Santos diz que a equipa técnica começou a acreditar que a Vanessa “tinha nível desportivo para ir aos Jogos Olímpicos” no início da época 2003 quando a atleta “competiu na Taça do Mundo nos EUA e na Taça do Mundo no Japão e obteve pela primeira vez dois lugares nos 10 primeiros: um nono e um décimo lugar”.

A aposta agora é mesmo melhorar a prestação na natação, mesmo para o Campeonato Mundial que vai decorrer na Madeira de 2 a 9 de Maio e será um teste para Atenas. O treinador explica: “queremos aproximar a natação da Vanessa das nadadoras australianas e norte-americanas, para que ela quando sair dos 1500 metros consiga integrar o grupo de atletas na dianteira” e chegar à corrida no grupo das primeiras como aconteceu no Campeonato Europeu.

O técnico quer verificar se, de há um ano para cá, a Vanessa “reduziu ou aproximou a distância com que saía em relação às atletas australianas e americanas”, que serão a concorrência forte quer no Mundial quer em Atenas.

Em Julho, a Vanessa vai ainda disputar o Europeu Sub23, onde as concorrentes fortes são, tradicionalmente, as alemãs, as francesas, as italianas, as espanholas e as checas. O treinador diz que estas são “todas atletas ao alcance da Vanessa. Se ela conseguiu uma medalha no Europeu de elite, no Sub 23 terá também aspirações de subir ao pódio”.

Ana Isabel Pereira

Foto: Federação de Triatlo de Portugal