Em Alandroal, Celorico da Beira, Oliveira do Hospital e Vila de Rei vão ser construídas novas bibliotecas.

Os protocolos de intenção com vista à construção de novas bibliotecas que vão integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas foram assinados esta terça-feira, entre o IPLB e as autarquias. A cerimónia contou também com a presença do ministro da Cultura.

O JornalismoPortoNet (JPN) falou com algumas das autarquias que vão ser abrangidas por este alargamento. Todas concordaram que a medida é bem-vinda e que a construção de novas bibliotecas é fundamental.

A técnica da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, Ana Almeida, revelou ao JPN que o referido alargamento é “benéfico para todos”. Naquela autarquia, o processo está um pouco indefinido dado que, tal como foi avançado, o projecto de candidatura apresentado por Oliveira do Hospital, foi chumbado: “se fosse uma biblioteca do tipo BM1, o projecto teria sido aprovado”. Actualmente, o arquitecto está a tratar da reelaboração do projecto.

Oliveira do Hospital é um concelho com 22.112 habitantes e, por isso, explica Ana Almeida, tem que ser uma BM2. Naquela autarquia existe já a Biblioteca Municipal, que surgiu duma doação da Fundação Calouste Gulbenkian: “desde 1968 que somos da Calouste Gulbenkian. Em Novembro de 2002, a Fundação doou o seu património e a biblioteca passou a ser gerida pela Câmara Municipal”. Além da Biblioteca Municipal, o concelho conta também com alguns pólos de leitura, que não estão a funcionar: “Só quando abrir a nova biblioteca é que vamos proceder ao tratamento técnico dos pólos”, altura em que a biblioteca existente será transferida para o novo edifício.

Questionada sobre a intenção do governo de até ao final da década a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas estar concluída, de forma a abranger todo o país, Ana Almeida, é categórica: “pessoalmente acho que tal não vai ser conseguido. Não acredito, não por vontade do governo, mas por vontade da autarquia. Enquanto funcionária quero acreditar que sim”.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital adiantou que não há data prevista para o início das obras e que o projecto ainda não foi lançado a concurso.

Andreia Abreu