“Os patrões do futebol português foram presos”. É desta forma bem pragmática que a página de Internet da britânica BBC entitula a notícia da detenção do presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. A cadeia britânica recorda o caso dos contratos paralelos no Benfica e refere que este último acontecimento gerou uma onda de preocupação em Portugal, acerca dos efeitos que a «Operação Apito Dourado» poderá ter sob o Euro 2004.

Por seu lado, a agência noticiosa Reuters dá conta de mais “um rude golpe numa liga portuguesa mediana” e assolada pela crise económica dos seus clubes.

O jornal francês L’Équipe dá ênfase à acção da Polícia Judiciária e refere os nomes de Valentim Loureiro e Pinto de Sousa em principal destaque. As declarações de Gilberto Madaíl, prestadas esta terça-feira há hora de almoço, também tiveram nota de destaque.

valentim-gazzetta.jpg

“Operation Golden Whistle”

O sítio da CNN também fala do caso que abalou o futebol em Portugal. Citando a agência Associated Press, recorda palavras do presidente do Sporting, Dias da Cunha, acerca de “dinheiros sujos” nos futebol luso. A CNN destaca a investida realizada pela Polícia Judiciária, a operação “Golden Whistle” que acabou por resultar na detenção de Valentim Loureiro.

Já os italianos da “La Gazzetta dello Sport” aproveitaram a «Operação Apito Dourado» para relacionar esta notícia com o anúncio do presidente do Perugia, que dias antes, ameaçou retirar o seu clube da Série A em consequência das más arbitragens que estão a prejudicar a sua equipa. O título desta peça não deixa de ser sugestivo: “Futebol moderno ou caos total?”

valentim-marca.jpg

O jornal Marca, diário desportivo espanhol de maior tiragem, colocou o caso que abalou o futebol nacional na sua secção de “internacional”. A lista dos detidos e as declarações de Maria José Morgado sobre a corrupção no futebol português são alguns dos temas abordados.

Bruno Amorim