O Mónaco pode ter dado ontem um passo decisivo rumo à final de Gelsenkirchen. Os pupilos de Deschamps marcaram dois golos no final do desafio e a jogar com menos um homem. Aos 52 minutos, Zikos foi expulso, quando as equipas estavam empatadas. O golo fora dos ingleses permite ao Chelsea passar à final, caso vença por dois golos sem resposta. Até aqui, a turma de Ranieri tinha vencido todos os jogos fora de portas na prova rainha da UEFA.

Os franceses tiraram partido do factor casa e abriram o marcador aos 17 minutos, com um golo de Prso. O croata fez assim o sétimo golo na Liga dos Campeões (LC) e o Chelsea sofreu o segundo golo fora na competição.

O argentino Crespo, uma das contratações milionárias de Abramovich, empatou à passagem do vigésimo segundo minuto. Pouco depois, o mesmo Crespo desperdiçou uma oportunidade flagrante e o marcador permaneceu inalterável até ao intervalo.

O início do segundo tempo ficou marcado pela expulsão de Zikos. Deschamps reestruturou a equipa e sacrificou Prso, que deu lugar a Edouard Cissé. O técnico francês reforçou o meio-campo, mas logo de seguida Gudjohnsen perdeu duas boas oportunidades num espaço de um minuto.

Ranieri substitui Melchiot por Jimmy Hasselbaink. O internacional holandês juntou-se na frente de ataque a Gudjohnsen e Crespo, mas acabou por ser o Mónaco a marcar. Morientes fez o oitavo golo na LC (é agora o melhor marcador) aos 77 minutos e Nonda fechou as contas no minuto 84.

Após terem eliminado os «galácticos», os monegascos reafirmaram ontem o estatuto de «sensação» na edição 2003/2004 da LC.

Reacções

Didier Deschamps, treinador do Mónaco, disse estar “muito satisfeito” e não sabe onde os jogadores foram “buscar tanta força”. “Dentro de 15 dias vamos ter outra batalha, mas estamos cheios de esperança”. O ex-internacional francês vai regressar a Stamford Bridge, onde actuou durante a época de 1999/2000.

Por sua vez, Claudio Ranieri desculpabiliza os jogadores. “A culpa não é dos jogadores, é minha. Nós sabemos que é muito difícil marcar dois golos a esta equipa do Mónaco, mas não vamos desistir.”

Ficha de jogo

Estádio Luís II
Árbitro: Urs Meier (Suiça)

Mónaco – Roma, Ibarra, Rodriguez, Givet, Evra, Bernardi, Zikos, Giuly (Nonda, 83), Rothen (Plasil, 89), Morientes, Prso (E.Cissé)

Chelsea – Ambrosio, Melchiot (Jimmy), Terry, Desailly, Bridge, Makelele, Lampard, Parker (Huth, 69), Gronkjaer (Véron, 46), Crespo, Gudjohnsen

Golos: 1-0 por Prso, aos 17’
1-1 por Crespo, aos 22’
2-1 por Morientes, aos 77’
3-1 por Nonda, aos 84’

Disciplina: Amarelos para Melchiot (16’), Ibarra (44’), Makelele (53’), Terry (72’); Vermelho a Zikos (53’ )

Germano Oliveira