Nuno Delgado não vai estar presente no Europeu de Bucareste (Roménia), que decorre entre os dias 13 e 16 de Maio. O judoca português foi, na passada sexta feira, submetido a uma operação ao joelho direito. Esta lesão impede-o de defender o título de vice-campeão da Europa.

A operação “correu bem e o prognóstico é positivo”, garante o atleta ao JornalismoPortoNet. Uma paragem, neste momento, não vem nada a calhar: “começam a aproximar-se algumas competições importantes, nas quais não vou poder participar”. O atleta lamenta também a diminuição do tempo de preparação para os Jogos Olímpicos: “a lesão vai obrigar-me a alterar os planos de preparação, mas não me vai impedir de estar nos Jogos Olímpicos e de dar o meu melhor”.

A Selecção Nacional de Judo arrisca-se a ver reduzida a sua representação nos Jogos de Atenas em relação a Sydney’2000, devido à redução nas quotas da modalidade de 400 para 386 atletas. Por este motivo, o apuramento dos portugueses fica mais difícil. Até ao momento, apresenta apenas quatro atletas qualificados: João Neto (73 Kg), João Pina (66 Kg), Telma Monteiro (52 Kg) e Nuno Delgado (81 Kg).

Para este último, o facto de Portugal se apresentar em menor número, relativamente aos Jogos de há quatro anos, não significa que “a equipa seja mais fraca”, pelo contrário, considera que está “mais equilibrada e tem mais possibilidades de fazer bons resultados”. Os Jogos Olímpicos iniciam a 13 de Agosto e terminam a 29 do mesmo mês.

Vânia Cardoso