A selecção nacional masculina de juniores A, constituída por João Ferreira, Luís Martins e David Bernardino conquistou o terceiro lugar do pódio, nos campeonatos da Europa de pentatlo moderno, que decorreram no Parque Desportivo de Mafra.

A prova foi ganha pela Polónia com 4120 pontos, seguindo-se a Hungria, com 4060 pontos, e Portugal, que conquistou 4.028 pontos. Sobre o que correu mal para que o primeiro lugar não fosse dos portugueses, José Coimbra, treinador do «Pimpões», clube dos jogadores Luís Martins e David Bernardino, aponta a “falta de concentração” na modalidade de Tiro, como a principal responsável.

Para Alexandre Fernandes, fundador do clube «Penta Jovem» e antigo treinador do atleta João Ferreira, a principal falha esteve na esgrima. “Houve um elemento que, na parte da esgrima, esteve bastante abaixo da média e atirou a equipa cá para baixo”, lamenta o treinador.

Os dois treinadores não poupam elogios aos seus atletas e adivinha-se um futuro muito próspero para os três “medalhados”. “São atletas com futuro porque são miúdos com 16 e 17 anos que têm marcas e recordes de atletas de escalão superior”, afirma José Coimbra, que dá o exemplo de David Bernardino, que já está a trabalhar para os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

Mas nem tudo são medalhas e as condições de trabalho e respectivos apoios não são suficientes. “Nós vivemos uma realidade um bocado enganadora. Isto em Portugal é só futebol. Por muito apoio que haja, não é o pertinente para atletas com boa posição no ranking mundial e que são capazes de ir buscar medalhas e içar a bandeira nacional”, queixa-se José Coimbra.

A história do Pentatlo Moderno

O pentatlo moderno surgiu no século XX e baseia-se numa teoria militar que consiste num mensageiro do rei que leva uma mensagem, através do território inimigo. A sua viagem começa a cavalo, depois o mensageiro abre caminho com as suas espada e arma, e segue-se a travessia do rio a nado para, finalmente, correr em direcção ao seu objectivo.

Desta história retiraram-se as cinco modalidades que constituem o Pentatlo Moderno: esgrima, natação, tiro, corrida e hipismo. Para conseguir vencer, os concorrentes terão de marcar o maior número de pontos em cada uma das provas. Ganha quem recolher mais pontos no final das cinco provas.

Vânia Cardoso e Ana Pereira