Mais de metade dos europeus (cerca de 60%) afirma ler pelo menos um livro por ano.
O estudo encomendado pela Comissão Europeia revela que nos países da Europa do norte há uma tendência maior para a leitura do que em outras regiões da União Europeia.
A liderar o ranking de hábitos de leitura está a Suécia com 72%, seguida da Finlândia com 65% e do Reino Unido com 63%. O grupo dos países onde os cidadãos assumem não terem lido um único livro nos últimos 12 meses é encabeçado por Portugal com 67%. Seguem-se a Grécia com 54% e a Espanha com 53%.

Relativamente às revistas, perto de 60% dos europeus declaram ler revistas pelo menos uma vez por mês. Mais de um terço dos cidadãos da UE (35%) lê revistas uma ou mais vezes por semana, é o caso da Finlândia com 61% e Luxemburgo com 52%.
Um quinto dos europeus não lê revistas e os países que têm os índices mais baixos são a Grécia com 46% e Portugal com 37%.

Cerca de metade dos europeus (46%) lê um jornal todos os dias. Um em cada dois cidadãos da União Europeia lê periódicos cinco a sete vezes por semana. No topo dos países com maior índice de leitores de jornais estão a Finlândia com 77,8%, a Suécia com 77,7%, a Alemanha com 65% e Luxemburgo com cerca de 63%.
As taxas mais baixas pertencem a Portugal com 25,1%, seguida da Espanha (24,8%) e da Grécia (20,3%). É também nestes três países que a proporção de pessoas que afirma nunca ler jornais é maior.

Os portugueses apresentam assim os menores índices de leitura da União Europeia (32%), sendo as percentagens de leitura igualmente baixas na Grécia (45%) e em Espanha (47%).

Estes são resultados de uma sondagem do Eurobarómetro, realizada a pedido da Comissão Europeia entre 22 de Agosto e 27 de Setembro de 2001, sobre a participação dos europeus em actividades culturais.

Carla Sousa

Foto: uiowa