A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros realizou um estudo em de Março 2003 que tinha como objectivo conhecer os hábitos de leitura e compra de livros dos portugueses.

O estudo demonstra que 78% da população com idades compreendidas entre os 15 e os 65 anos declara-se leitor de livros ou revistas. No entanto um terço dos leitores prefere as revistas ou jornais e apenas 46% afirma ler livros.

O índice de leitura de livros é superior à média nacional em pessoas com níveis de instrução médio-superior ou superior. Os leitores mais assíduos não ultrapassam o grupo etário dos 30 anos e pertencem predominantemente à zona da Grande Lisboa e zona sul.

Mais de metade dos entrevistados (52%) afirma ter lido um livro há menos de um mês e apenas 3% há mais de um ano. Os leitores assumem fazê-lo essencialmente por gosto (cerca de 90%) e lêem em média 11 livros por ano e dedicam cerca de quatro horas semanais à leitura.

Mulheres são as que lêem mais livros

reading.jpg

São as mulheres quem mais lê, uma média de 12 livros por ano, e também as que compram mais livros, cerca de 53%.
Do total dos leitores, 67% são compradores de jornais ou revistas e 47% de livros. O índice de compra de livros é superior à média nacional na zona da Grande Lisboa e zona sul, em idades até aos 40 anos e nos níveis de instrução superior.

Em média um leitor português compra 9 livros por ano e 87% do total da população entrevistada possui livros em casa, tendo por volta de 156 livros presentes no lar. Os tipos de livros com maior presença nos lares são os de literatura geral (72%), enciclopédias/dicionários (70%) e livros escolares (54%).

O estudo foi conduzido pela Omnibus Quantum por intermédio de entrevistas pessoais e directas junto de uma amostra de 2000 indivíduos de ambos os sexos, seleccionadas aleatoriamente do conjunto de indivíduos entre os 15 e os 65 anos, residentes no Continente.

Carla Sousa

Fotos: people

Fonte: APEL