O Museu de Serralves inaugura sábado a primeira retrospectiva da “experiência Homeostética”, patrocinada pela Unicer.
Quem visitar esta exposição, poderá assistir a uma selecção das obras e materiais diversos apresentada em exposições já realizadas pelo grupo Homeostética.

Este grupo surgiu na década de 80, por iniciativa de Pedro Portugal, Pedro Proença, Xana, Manuel Vieira, Ivo e Fernando Brito, apostado em desenvolver um comentário irónico ao mundo das artes plásticas através da provocação e da exuberância visual.

Esta exposição apresenta um conjunto de obras produzidas pelo grupo entre 1982/87. O visitante vai poder ver telas de dimensões invulgares e trabalhos de cada um dos autores.
A propósito da inauguração da exposição, outras iniciativas acontecerão. Os seis artistas vão protagonizar um «48h Kavod Party». No dia 24, à tarde, serão apresentado os livros «Só desisto se for eleito» de Manuel Vieira e «Os Apetites de uma Pantera Portátil», de Pedro Proença.

A sessão de inauguração da exposição «6=0 Homeostética», no dia 24 às 22 horas, conta com a actuação do DJ Pasquale Ferrara e com o concerto de Ena Pá 2000. O último dia de exposição, dia 25, vai ser preenchido com um percurso poético-sonoro e com a conferência sobre «Economia do Artista Desconhecido».

Vânia Cardoso