O empate a zero marcou as meias finais das competições da UEFA. Depois do Porto-Corunha de quarta-feira, ontem foi a vez de Newcastle e Marselha, Villareal e Valência repetirem o resultado.

Na curta viagem até Villareal, o Valência confirmou o favoritismo natural de quem lidera um campeonato em que o Villareal é apenas décimo classificado. Os “ches” criaram as melhores oportunidades do jogo, destacando-se pela precisão a defender, característica que neste ano lhe tem sido reconhecida. Os adeptos “culés” estão a render-se ao peso dos bons resultados conseguidos pela equipa. Isto, isto depois de, no início da temporada, a filosofia de Rafa Benítez, treinador valencianista, ter sido merecedora de várias críticas.
Vicente foi o homem do jogo. O extremo espanhol está a realizar uma grande temporada e ontem foi o autor de quase todos os lances perigosos. Tivessem os seus companheiros melhor pontaria e os “ches” estariam bem mais descansados para do jogo de retorno.

Em St.James Park, casa do Newcastle, o Marselha arrancou um precioso empate. Hugo Viana foi titular nos “magpies” e, mais sobre o meio do que é habitual, realizou um bom jogo. O português dispôs desta oportunidade de se mostrar a Bobby Robson, que não pode contar com os quatro médios que habitualmente formam o onze inicial: Jenas, Dyer, Bellamy e Bowyer. O Marselha joga agora em casa a segunda mão. No Vélodrome, os franceses costumam dar-se bem, como atestam os últimos resultados internacionais contra Liverpool e Inter de Milão.

André Morais