Cavaco Silva esteve na sessão de abertura do «Congresso dos Empresários», em Santa Maria da Feira. Cerca de 1400 empresários ouviram o ex-primeiro-ministro falar da necessidade de intervenção das médias empresas no mercado espanhol: “é um mercado de 40 milhões de habitantes, em expansão, e onde nós, por razões de proximidade e de língua, levamos vantagem em relação aos países de leste aderentes à União europeia”.

“O futuro do país depende muito do sucesso dos empresários portugueses na penetração nos mercados externos”, sublinha Cavaco Silva, acrescentando que “é fundamental que a parcela das nossas exportações na produção nacional volte a situar-se acima da média da União Europeia”.

Depois da sua intervenção, Cavaco Silva não se mostrou disponível para responder às questões dos jornalistas.

“AIP e AEP a uma só voz”

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) e a Associação Empresarial de Portugal (AEP) unem-se para criar a Confederação Empresarial de Portugal (CEP), concretizando, desta maneira, o sonho de criação de uma “cúpula patronal”. “Nós vamos ter uma confederação empresarial que vai ter uma só voz, para bem de toda a economia portuguesa, para bem do país”, esclarece Ludgero Marques, presidente da AEP.

Esta quarta-feira, no decorrer deste congresso, são assinados os estatutos da criação da CEP. Este organismo estará aberto a todas as confederações portuguesas e às restantes associações empresariais, e vai representar todo o empresariado nacional, em Portugal e no estrangeiro.

Europarque enche-se de empresários

Mudança e retoma foram as palavras mais ouvidas no primeiro dia do congresso. Ludgero Marques quer que os empresários portugueses saiam do Europarque com “ânimo para a retoma e consequentemente para o futuro”.

Doze empresários portugueses vão ser homenageados pela AEP, durante o Congresso do Empresariado. A homenagem será consumada num diploma e numa medalha da autoria do escultor José Rodrigues. O juri é composto por cinco personalidades e presidido por Mira Amaral. Entre os homenageados encontram-se Américo Amorim, António Champalimaud, Belmiro de Azevedo e Rui Nabeiro.

A discussão sobre o estado da economia nacional é retomada esta quarta-feira, no Europarque, com pronúncia do Norte.

Vânia Cardoso