Tim Boal, actual vice-campeão europeu junior, conquistou o titulo do Rip Curl Pro do World Qualifying Series (WQS), domingo, na Praia de Supertubos, Peniche. O português Ruben Gozalez ganhou o segundo lugar desta etapa do Circuito Europeu de Surf Profissional (EPSA), que também servia para pontuar para o WQS.

O resultado do português foi bom, se recordarmos os resultados nas etapas anteriores do circuito: Gonzalez foi sétimo em Espanha e quinto em França.

Quando faltavam dois minutos para o fim da bateria (grupo de quatro concorrentes em competição), Gonzalez ainda liderava a prova. O vice-campeão nacional podia ter ganho ao francês Boal mas teve que assistir ao final do “heat” da areia porque esgotou o limite de ondas permitidas numa ronda, 12.

O ouro de Tim Boal em Peniche foi o melhor resultado de sempre do francês numa prova de pontuação para o WQS, colocando-o em sétimo do ranking EPSA. A seguir ao português, e em terceiro lugar, ficou o espanhol Iker Fuentes. Em quarto, classificou-se o franco-brasileiro Patrick Beven, actual campeão europeu em titulo.

O luso-venezuelano Justin Mujica, o melhor português no circuto europeu de 2003, esteve em prova até perto do fim. Mujica, primeiro na etapa deste ano de Espanha e segundo na de França, nas meias-finais de Peniche esteve em baixo de forma.

O próxima prova WQS/ EPSA começa sexta-feira, dia 30, na Caparica.

Ana Isabel Pereira