A selecção portuguesa de futebol tem hoje o antepenúltimo teste antes do Europeu, o último contra uma equipa forte e antes de Scolari escolher os 23 jogadores que serão inscritos nas listas da UEFA.

Na conferência de imprensa de ontem, o jogo passou para segundo plano. Outros assuntos estiveram em cima da mesa. O treinador do Deportivo da Corunha acusou Scolari de dualidade de critérios por ter chamado Jorge Andrade, já que o defesa português também pode estar presente na meia-final da Liga dos Campeões se a UEFA o despenalizar. Mais directo, o seleccionador nacional não poderia ter sido: “Nem se, nem si, nem dó nem mi… Irueta cuida da equipa dele e eu cuido da minha. Que se queixe ao seleccionador espanhol que convocou jogadores dele”.

O possível castigo a Rui Jorge por ter acusado uma substância proibida foi outro dos temas em destaque. A equipa portuguesa está ao lado do sportinguista. Em todos os discursos, notou-se uma preocupação muito grande em dar um forte apoio a Rui Jorge. O capitão, Fernando Couto, que já passou por uma situação semelhante, foi dos primeiros a demonstrar solidariedade. Luiz Filipe Scolari conta com Rui Jorge para o Euro e considera um possível castigo “uma aberração”.

Ronaldo pode não estar na convocatória final

Aos jornalistas, Scolari foi claro e directo. O seleccionador brasileiro diz ter já um grupo de 26 jogadores definidos, de onde terão de sair três para a convocatória final. Desses, um poderá ser Cristiano Ronaldo. A possibilidade foi deixada em aberto pelo próprio Scolari: “Quero Ronaldo na selecção nacional como joga com o Manchester.” O seleccionador explica: “nunca o vi jogar bem aqui, e já lhe dei muitas oportunidades”. Cristiano Ronaldo queixou-se ontem de uma dor num dedo do pé e não treinou. O facto não parece ter agradado muito a Scolari, que o obrigou a ficar sentado no banco a assistir a todo o treino. Este espisódio fez Scolari reiterar uma ideia que já havia explicado há alguns dias: “Quero 23 guerreiros que morram por mim, porque eu morro com eles.”

Suécia: uma equipa diferente de 2002

Scolari mostrou-se conhecedor do estilo sueco: “É uma selecção com estilo bem europeu, com jogadores de estatura muito elevada”.
À semelhança de Portugal, a Suécia vai disputar a terceira fase final consecutiva de competições internacionais. Na última, o Mundial2002, os suecos foram uma agradável surpresa ao qualificarem-se para os oitavos-de-final, deixando de fora a favorita Argentina.

Actualmente, é uma equipa diferente. A dupla de seleccionadores, que trabalha para a federação sueca há seis anos, implementou uma renovação na selecção, trabalhando hoje com uma equipa muito jovem. Disso são exemplos o guarda-redes Isaksson, o médio Kallstrom e a maior vedeta da equipa, Ibrahimovic. O ponta de lança do Ajax é a principal esperança dos suecos para o Euro2004, numa altura em que Henrik Larsson, o “Deus” de Glasgow, ainda não decidiu sobre o possível regresso à selecção.

A Suécia está confiante em realizar uma boa prova em Portugal. Os suecos querem realizar seis jogos no europeu, o que significaria chegar à final. Para o jogo de hoje, Tommy Soederberg e Lars Lagerback prometem rodar toda a equipa, sem nunca descurar a ambição de vencer e fazer um bom jogo. Dos jogadores habitualmente convocados, Ljungberg é a única baixa. O virtuoso médio do Arsenal, recente campeão inglês, está lesionado. “Estar a selecção portuguesa desfalcada de jogadores do Porto é uma pequena vantagem para a Suécia”, afirmou ao Record o treinador suceco. Tommy Soederberg acrescentou: “mesmo assim teremos de lutar muito.”

Do lado de Portugal, Scolari tem a possibilidade de montar uma equipa sem jogadores do Porto. Ronaldo queixou-se no treino de ontem e deve ficar de fora de um jogo que pode servir para observar melhor alguns jogadores que não têm sido presença assídua nas últimas chamadas. Hugo Viana, Fernando Meira e Frechaut devem ter a possibilidade de actuar muitos minutos.

O último jogo entre as duas equipas aconteceu em 2002. A selecção portuguesa de hoje é muito diferente daquela. Hoje, com Scolari, Portugal regressou ao modelo táctico habitual dos últimos anos, o 4x2x3x1. Em 2002, Agostinho Oliveira liderava uma equipa em 3x4x3 e onde jogavam, entre outros, Marco Ferreira, Romeu e Vítor Baía. Nessa altura, Portugal venceu em Gotemburgo por 3-2, com um golo de Rui Costa ao cair do pano.

Coimbra acolhe o jogo que servirá como ensaio geral da cidade para o Euro2004. Portugal e Suécia começam a jogar às 21h15.

Equipas prováveis:

PORTUGAL – Ricardo; Miguel, Jorge Andrade, Fernando Couto e Rui Jorge; Petit e Tiago; Figo, Rui Costa e Simão; Pauleta.

SUÉCIA – Isakson; Lucic, Mjallby, Mellberg e Edman; Linderoth, Kallstrom, Nilsson e Svensson; Allback e Ibrahimovic.

André Morais