De 7 a 9 de Maio, o mestre japonês Tsuneo Sengoku vai estar na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Fisica (FCDEF), no Porto, para conduzir um estágio de katas. Sengoku (7º dan) é um dos maiores especialistas mundiais de judo, instrutor no Kodokan (sede de Judo no Japão) e instrutor-chefe na National Academy of Police do Japão.

O estágio ministrado pelo japonês vai ter duas modalidades: a primeira sobre Nage Waza (luta em pé) e Nage-no-Kata (o kata que sintetiza as técnicas de luta em pé, faz parte do exame de um judoca para 1º dan), a segunda sobre Katame-no-Kata (kata de técnicas de controlo no chão apresentado para 2º dan) e Kime-no-Kata (síntese das técnicas de defesa contra ataques à mão nua ou mão armada, apresentada no exame para 3º dan).

É o Clube de Judo do Porto (CJP), com o apoio da Associação de Judo do Distrito do Porto, que orgniza o estágio técnico. O JornalismoPortoNet (JPN) soube junto da direcção do clube que “a realização deste estágio pretende fazer chegar ao judo nacional uma amostra da supremacia técnica do judo japonês”.

Esta não é, de resto, a primeira vez que o CJP organiza um estágio com o mestre Sengoku. O regresso do japonês resulta de uma ligação já antiga daquele clube com alguns dos mais reconhecidos mestres nipónicos.

A iniciativa promete “pôr em contacto alguns dos judocas e treinadores portugueses com o que melhor se faz no Japão em termos técnicos”, disse Pedro Madureira, treinador no clube do Porto, ao JPN.

O judo é uma modalidade em franca ascensão em Portugal, com bons resultados competitivos a nível internacional. Pedro Madureira entende que este estágio “pode complementar o trabalho táctico da competição com a excelência da execução técnica”.

Ana Isabel Pereira