A Portugal Telecom (PT) apresentou hoje os resultados do primeiro trimestre de 2004. Em relação ao período homólogo do ano transacto, a PT aumentou os seus resultados líquidos em 90,4%. O lucro deste trimestre foi de 161,5 milhões de euros, enquanto que no primeiro trimestre de 2003 foi de 84,8 milhões de euros. Segundo o comunicado do grupo, estes resultados ultrapassam as expectativas dos peritos, que esperavam por um resultado entre os 127 e os 145 milhões de euros.

Para este bom resultado os negócios móveis contribuíram com 47,8%, especialmente devido ao forte crescimento das receitas (14,2%) da Vivo, o negócio móvel da PT no Brasil e líder do mercado móvel brasileiro. Esse crescimento representou 24,6% das receitas consolidadas.
A TMN e a PT Multimedia também contribuíram para o crescimento do grupo. A TMN adicionou, em Janeiro, Fevereiro e Março, 27 mil novos clientes. A PT Multimedia registou um aumento de 7,9% nas receitas operacionais, que ascenderam aos 176 milhões de euros. Os resultados líquidos da PT Multimedia foram de 15,7 milhões de euros, um grande aumento em relação aos 0,9 milhões de euros do trimestre homólogo de 2003.

Telefonica reforça posição na PT

Hoje foi também apresentado o aumento da participação da operadora de telecomunicações espanhola Telefonica na PT SGPS. Com esta aquisição, a Telefonica passa a ser titular de 7,1% do capital social da PT, um aumento em relação aos 4,8% que possuía anteriormente.

O Diário Económico cita fontes ligadas ao processo de aquisição de títulos que referem que o aumento da participação pretende reflectir em termos accionistas o envolvimento entre ambas as operadoras, em particular à “joint venture” que detêm no Brasil, através da Vivo.

Os resultados positivos do grupo e o anúncio do aumento da participação da Telefonica na PT animaram a sessão de Bolsa de Valores de Lisboa. O PSI-20 encerrou em alta, a subir 0,26% para os 7499,35 pontos.

Pedro Rios