O festival Comix – encontro mundial de Clows, Comédia e Humor -, arranca hoje em Famalicão, na Casa das Artes, com «The Flamenco Comedy Show», um espectáculo apresentado por Paul Morocco & Olé, do Reino Unido.

A segunda edição do Comix conta com a experiência do ano passado. Carlos Gomes, director artístico da Intervenção Cénica Contemporânea, organizadora do evento, afirma que “a experiência foi muito positiva, obtivemos um bom feedback do público e o nosso objectivo é consolidar o trabalho anterior”.

Em cartaz está também o belga Jean-Louis Danvoye, com o espectáculo «To see or not to see», um mimo manipulador de imagens a três dimensões. Do Reino Unido chega Les Bubb com «The Solo Show». Les Bubb é considerado um dos melhores e mais imaginativos “palhaços” da sua geração e recentemente participou nos dois primeiros filmes «Harry Potter». A encerrar, Tomas Kubinek, classificado como “mestre do impossível”, com o «Tomas Kubinek´s Show».

“Democratizar a qualidade cultural”

“Ir ao Comix é puro entretenimento, é como ir à Disney”, afirma Carlos Gomes ao JornalismoPortoNet. Nas palavras do director artístico, este “é um festival de qualidade, acessível a todos os públicos”.

Uma das características únicas deste espectáculo é a sua “distribuição de forma equilibrada pelo território nacional”. A aposta da organização na qualificação das capitais de distrito e cidades médias mantém-se e, este ano, o festival conta com a adesão de mais três cidades. Angra do Heroísmo, Famalicão e Viseu juntam-se a Santa Maria da Feira e Viana do Castelo, para receber o Comix.

Para Carlos Gomes, esta iniciativa vem “contribuir para a boa imagem de Portugal, pois demonstra que o país tem capacidade para promover e impulsionar projectos inovadores”.

A festa de encerramento terá lugar no Coliseu do Porto, a 30 de Junho, com a presença de vários artistas.

II Comix – Encontro Mundial de Clowns, Comédia e Humor

FAMALICÃO – Casa das Artes
5 de Maio, 22h – Paul Morocco & Olé
Danvoy’s (7 de Maio); Les Bubb (9 de Maio); Tomas Kubinek (12 Maio)

VISEU – Teatro Viriato
Tomas Kubinek (6 de Maio);
Men in Coats (7 de Maio)

FEIRA – Europarque
Tomas Kubinek (8 de Maio); Cantabile (22 de Maio)

VIANA DO CASTELO – Teatro Sá de Miranda
Pedro Tochas (9 de Junho)

ANGRA DO HEROÍSMO – Centro Cultural e de Congressos
Pedro Tochas (27 de Maio); Paul Morocco & Olé (28 de Maio); Les Bubb (29 de Maio)

PORTO – Coliseu
30 de Junho – Vários artistas; festa de encerramento

Carla Gonçalves