“É a primeira vez que um Instituto Politécnico organiza um Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática”, refere com satisfação e orgulho, o professor Vítor Costa, da comissão organizadora. Trata-se do terceiro Encontro, mas até ao momento, “a organização esteve sempre a cargo de universidades”, esclarece.

“É uma dor de cabeça, mas é extremamente gratificante organizar um encontro deste género e reunir a comunidade de matemática”, refere o professor. A organização tem, por isso, que ser distribuída por várias pessoas: “é impossível fazê-lo sozinho”. E acrescenta: “não é fácil juntar vários oradores de diferentes universidades portuguesas e até do estrangeiro”. Com tanto trabalho e com tantos assuntos em que pensar, Vítor Costa adianta uma solução: “é preciso ter sempre um sorriso para lidar com as coisas más que, apesar de más, têm de ser superadas”.

As inscrições terminaram terça-feira. Até ao momento há 240 inscritos: “mais de 15% dos inscritos são alunos de licenciaturas, ao que se junta alunos de pós-graduações e mestrados e ainda sócios e não sócios da SPM”. 15% representam, sem dúvida, um “número significativo”: “foi uma surpresa para nós termos tantas inscrições de estudantes”. Este ENSPM é, na opinião do professor, uma “óptima oportunidade dos alunos se entrosarem com os mais velhos da área da matemática”.

Encontrar respostas para o “imenso” problema do insucesso

Na opinião de Vítor costa, o insucesso da matemática é normalmente discutido de forma distante: “falamos do assunto, mas não trocamos ideias”. Com este encontro que junta “toda esta gente”, o objectivo é “conversarmos e vermos quais são os problemas, mas, sobretudo, arranjarmos respostas para o imenso problema que é o insucesso da matemática. Queremos encontrar respostas”. Um problema que, na opinião do professor, passa pelo facto de os alunos não verem a aplicabilidade prática daquela ciência. “O insucesso passa não só pelos professores, mas também pelos alunos, nesse sentido, o auto-incentivo de cada aluno é fundamental”, explica.

Foto: Sociedade Portuguesa de Matemática

Andreia Abreu