“É a grande festa dos estudantes em termos de convívio”. Um “ambiente de academia e de festejo” é o que se espera para a noite de hoje no Coliseu. Quem o garante é Sílvia Costa, responsável pela organização do Festival Ibérico de Tunas Académicas (FITA), em declarações ao JornalismoPortoNet (JPN).

O Festival Ibérico de Tunas Académicas (FITA) é tido como um dos mais importantes eventos da Queima das Fitas do Porto e também como o mais importante festival de tunas do país. Esta é já a décima sétima edição do FITA.

“É mesmo uma festa lá dentro”

Sílvia Costa descreveu o FITA como “um espectáculo com lugares sentados, em que todos os estudantes se levantam, dançam e abanam as suas cartolas”.

Em palco vão estar nove tunas: “a tuna feminina e a tuna universitária do Porto, que são do orfeão, e depois mais sete tunas do Porto”, esclarece Sílvia Costa.

O espectáculo vai realizar-se, uma vez mais, no Coliseu do Porto, naquela que é uma das maiores salas de espectáculos da cidade.

Os concursos

O FITA envolve um concurso, em que são premiadas as melhores actuações das tunas participantes. De acordo com Sílvia Costa, há “prémios de melhor pandeireta, porta-estandarte, solista e instrumental. E depois há o prémio para as três melhores tunas”.

No ano passado, estes prémios foram atribuídos à tuna da Universidade Portucalense, que arrecadou o primeiro prémio, e à tuna de Medicina e Engenharia, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

“O júri é composto por sete pessoas, entre os quais o presidente da FAP [Federação Académica do Porto]. Os outros membros são todas pessoas ligadas à música ou são professores do Conservatório”, explica Sílvia Costa.

A história do FITA

O primeiro festival de tuna integrado na semana da Queima aconteceu em 1988. Foi assim que nasceu o Festival Ibérico de Tunas Académicas, o FITA.

Em tempos idos, o Coliseu do Porto acolhia um “Sarau Recreativo”, que acontecia na noite de quinta-feira da semana da Queima. Em 1987, o Coliseu proibia a realização de outro evento dessa natureza naquela sala de espectáculos, por conta de excessos cometidos pelos participantes.

O primeiro FITA teve lugar no ano seguinte, no teatro Rivoli, também no Porto. Nessa altura, apenas a Tuna Universitária do Porto marcou presença nesse festival. O FITA regressou ao Coliseu para a segunda edição do festival.

Hoje, o espectáculo deverá começar às 20 horas e deve durar cerca de quatro. Durante esse tempo vai ser apresentada uma selecção de Tunas. Estas irão actuar ao longo da noite, oferecendo ao público serenatas e melodias.

Tunas que vão a concurso:

Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto
Tuna de Contabilidade do Porto