O encontro serviu para reforçar estratégias e aprofundar a relação de Portugal com os restantes países dos CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.

O Porto e a Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física foram o local escolhido para a realização deste encontro de governantes. O secretário de estado da Juventude e Desporto português, Hermínio Loureiro, justificou a escolha referindo que esta é uma forma de “reconhecimento por tudo o que tem sido feito na região” em termos de investigação e conhecimento científico nesta área.

ministros.jpg

Hermínio Loureiro sublinhou que, para haver desenvolvimento desportivo, “é preciso dar valor ao conhecimento científico, ao planeamento e à estratégia”.

Na cerimónia estiveram também presentes o Reitor da Universidade do Porto, Novais Barbosa, o presidente do Conselho Directivo do FCDEF, Jorge Bento e António Barroso Lima, representante dos estudantes em países lusófonos.

Durante a sessão foi apresentada aos ministros da CPLP a actividade desenvolvida pelos diferentes laboratórios da FCDEF no âmbito da formação e investigação. No final da conferência seguiu-se uma visita guiada às instalações da faculdade.

Andreia Parente
Carla Sousa