É maior o número de portugueses que entende que o alargamento vai reforçar o peso da União Europeia a nível internacional e mais diminuto o número dos que temem que Portugal venha a ser prejudicado.

A conclusão é da Marktest, que realizou uma sondagem em vésperas da entrada dos novos parceiros na União. O inquérito foi feito a residentes da Grande Lisboa e do Grande Porto. Estes mostraram-se mais optimistas desde a última sondagem à opinião pública sobre o assunto, há meio ano atrás.

73,8 por cento acredita que a força da UE vai sair reforçada com o alargamento. Em Novembro de 2003, 60 por cento pensavam o mesmo.

No que diz respeito às consequências para Portugal da entrada dos novos países-membros, a maioria dos inquiridos, 44,8%, entende que o alargamento vai prejudicar o país. 19,8 por cento entende o contrário, enquanto 17,5 por cento considera que não vai haver alterações. Estes números mostram que, apesar de optimistas, os inquiridos têm alguns receios e incertezas sobre o futuro de Portugal e da Europa a 25. A opinião pública está, no entanto, menos pessimista do que em Novembro de 2003.

Também aumentou o número de pessoas que se dizem informadas sobre a Europa dos 25, embora os “desinformados” ainda sejam a maioria: 51,2 por cento contra 54,9 em Novembro passado.

Ana Isabel Pereira