As 40 horas consecutivas de festejos deverão acontecer durante os dias 5 e 6 de Junho. É assim que a Fundação de Serralves celebra os 15 anos da sua existência e os 5 do nascimento do Museu de Arte Contemporânea. Ao todo, deverão ter lugar mais de 50 eventos, todos com entrada gratuita.

Espectáculos para todos os gostos

Música, teatro, dança, cinema e circo. Estes são apenas alguns exemplos dos espectáculos que estão previstos para festejar o aniversário da Fundação e do Museu de Serralves.
Do programa de festejos também fazem parte visitas guiadas permanentes às exposições patentes no Museu de Arte Contemporânea, ao Parque de Serralves e à Casa de Serralves.

Para jovens e graúdos

A programação é dirigida a públicos de todas as faixas etárias, com eventos próprios para adultos e crianças. Há cinema e teatro para adultos e crianças, bem como oficinas temáticas para todas as idades. Previsto está também um teatro de marionetas.
Quanto à música, espera-se a actuação da banda portuguesa «Três Tristes Tigres», que deverá tocar no dia 5 (sábado) pelas 21h30. O mítico grupo norte-americano «Television» também deverá actuar nos festejos de Serralves. Trata-se de uma das mais importantes bandas da New Wave nova-iorquina dos anos 70.

Haverá ainda uma feira de produtos elaborados em Serralves.

Debates e conferências

Os dias cinco e seis de Junho serão ainda preenchidos com conferências e debates em Serralves. Músicos, poetas, cineastas, escritores e artistas plásticos deverão falar sobre “temas relacionados com a identidade e os programas da Fundação”. Marcada está também uma Feira do Livro de Arte.

Casa de Serralves vai reabrir

Concluída em 1940, a Casa de Serralves foi mandada construir pelo segundo Conde de Vizela, Carlos Alberto Cabral. Até à abertura do Museu de Arte Contemporânea, em 1999, a Casa de Serralves acolhia as exposições realizadas pela Fundação. O edifício, cujo projecto final é da autoria do arquitecto português Marques da Silva, é considerado um exemplo único da arquitectura Art Déco em Portugal.
Em 1996, a Casa de Serralves foi classificada como “imóvel de interesse público” devido ao seu interesse arquitectónico.

Neste momento, está a sofrer obras de recuperação e restauro. A reabertura do edifício ao público deverá coincidir com as comemorações do aniversário da Fundação e do Muse de Arte Contemporânea.

Ana Correia Costa