O poeta Eugénio de Andrade é o homenageado na Feira do Livro do Porto deste ano, como o autor da cidade.

Depois de Agustina Bessa-Luís, Eugénio de Andrade é o autor homenageado na edição da Feira do Livro deste ano. Também em homenagem à universalidade do poeta, será publicada uma brochura, co-edição da APEL e da Fundação Eugénio de Andrade, com o poema “O Sorriso”, em português e tradução para dez línguas.

No espaço do Café Literário será colocado um pavilhão em forma de livro aberto, projectado pelo designer Luís Mendonça e executado por João Sardoeira, onde estará patente uma exposição sobre o poeta, organizada em colaboração com a Fundação Eugénio de Andrade. Aí poderão ser apreciadas as inúmeras obras do poeta, bem como alguns dos seus objectos pessoais preferidos. Diariamente haverá um momento de poesia na Feira, pelas 21h30, sendo difundido pelo sistema sonoro do pavilhão um poema de Eugénio, dito pelo próprio autor.

Sábado será o ponto alto deste tributo ao poeta portuense. Numa mesa redonda moderada por Arnaldo Saraiva, e que contará com a presença de Agustina Bessa-Luís, Manuel António Pina e Manuel Dias da Fonseca, abordar-se-à Eugénio e a sua obra, seguindo-se uma leitura de poemas por poetas do Porto, seus amigos: Mário Cláudio, Jorge Sousa Braga, Inês Lourenço, Rosa Alice Branco, Fernando Echevarría, Rui Lage e João Luís Barreto Guimarães.

Na edição deste ano, o leque de autores é vasto, inclui vários géneros literários e diferentes gerações. Pela Feira do Livro do Porto vão passar, entre outros, Rui Zink, Paulo Nogueira, Daniel Sampaio, Mário Soares e Inês Pedrosa.
À semelhança de anos anteriores, haverá ainda lançamentos de livros e sessões de autógrafos.

2ª Mostra de Ilustradores

Integrada na 74ª Feira do Livro do Porto será organizada a 2ª Mostra de Ilustradores do Livro para a Infância e Juventude, comissariada por Luís Mendonça, da Escola Superior de Belas Artes do Porto. Esta mostra estará patente durante toda a Feira e reúne 48 trabalhos de 24 ilustradores nacionais, como Ana Lúcia, António Modesto, Cristina Valadas, Pedro Nova e Elsa Navarro.

Público infantil não foi esquecido

A pensar nos mais pequenos, a Biblioteca Infantil voltará a marcar presença nesta edição da Feira do Livro do Porto, oferecendo um espaço próprio onde poderão ler, ouvir música, usar computadores com programas multimédia, pintar ou jogar.

“Este espaço recebe todos os anos cerca de 10 mil crianças nas três semanas em que decorre o certame. Contamos com o apoio da Biblioteca Municipal do Porto que tem desenvolvido um excelente trabalho de incentivo para os hábitos de leitura nas crianças, de uma forma lúdica e divertida”, refere, a propósito, Francisco Madruga.

A Biblioteca Infantil irá disponibilizar centenas de títulos e funciona diariamente de acordo com o horário da Feira, com uma equipa de jovens educadores habilitados para acompanhar e vigiar as crianças durante o seu tempo de permanência neste espaço.

O programa da Biblioteca prevê a realização de espectáculos infantis de música e teatro, sessões de leitura de contos e um rally paper. Está, igualmente, prevista a realização de um concurso de textos e desenhos subordinado ao tema “História do Macaco do Rabo Cortado”, para crianças do ensino básico, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos, que atribuirá prémios aos três melhores trabalhos nas duas áreas.

No âmbito da Biblioteca Infantil, de salientar o projecto “Fun Science – Ciência Divertida”, que estará patente todos os dias. Este projecto visa proporcionar uma formação que desperte o interesse científico, a curiosidade e a imaginação da criança, dando-lhe a conhecer, através da experimentação e observação, os conceitos básicos da Ciência.

Andreia Abreu