A lista é definitiva e só sofrerá alterações no caso de eventual lesão. O seleccionador português surpreendeu com duas chamadas. Moreira é o terceiro guarda-redes e Maniche ocupa o lugar que se julgava destinado a Luís Boa Morte. O extremo esquerdo do Fulham foi presença assídua nas chamadas preliminares, mas fica fora do Euro2004. Scolari justifica a chamada de Maniche com a sua polivalência e pelo facto de acrescentar algumas características que a selecção não tem. O médio do F.C.Porto não era convocado há quase um ano o que levantou a ideia de ter havido algum problema extra-futebol. O técnico brasileiro confirma essa situação, recusando-se a entrar em detalhes. Scolari dá o exemplo do pai que castiga o filho para que ele “possa raciocinar sobre o que fez errado”, esperando que receba “esta chamada como algo que não estivesse à espera”, e que fique a saber que houve sempre alguém que esteve “a olhar para ele”

Para além de Boa Morte destaque também para as ausências de Fernando Meira e Frechaut. Os dois jogadores tiveram uma derradeira oportunidade no jogo com a Suécia, mas não terão convencido Scolari. O seleccionador recusou-se a comentar ausências, manifestando tristeza por deixar de fora alguns jogadores que “estiveram com a selecção durante 15 ou 16 meses.”

Quatro sub21 convocados

Depois da divulgação dos convocados da selecção sub21, ficaram quase claras as ideias de Scolari. A principal dúvida residia na escolha do terceiro guarda-redes. Apesar de Vítor Baía afirmar ainda ter esperanças, há muito se sabia que o guarda-redes portista não constituía opção para o técnico brasileiro. A vaga acabou por ser entregue a Moreira que se juntará à selecção quando terminar o Europeu de Sub21. O jogador do Benfica fez uma boa época e foi recompensado por tal.

As ausências na convocatória de José Romão para os sub21 já o indiciavam. Tiago, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga estão mesmo na lista de Scolari. Se, em relação aos médios, a chamada não é uma surpresa, o mesmo não se aplica ao ponta de lança ex-F.C.Porto. O agora jogador do Tottenham não faz um jogo oficial pelo seu clube há muito tempo A escassez de pontas de lança do futebol português justifica Hélder Postiga na selecção principal.

Lista completa de convocados:

Guarda-redes: Ricardo(Sporting), Quim(Sp.Braga) e Moreira(Benfica)

Defesas: Paulo Ferreira(F.C.Porto), Miguel(Benfica), Rui Jorge(Sporting), Nuno Valente(F.C.Porto), Fernando Couto(Lazio/Ita), Jorge Andrade(D.Corunha/Esp), Ricardo Carvalho(F.C.Porto) e Beto(Sporting)

Médios: Petit(Benfica), Tiago(Benfica), Costinha(F.C.Porto), Maniche(F.C.Porto), Rui Costa(AC Milan/Ita), Deco(F.C.Porto), Figo(Real Madrid/Esp), Simão(Benfica), Cristiano Ronaldo(Manchester Utd./Ing)

Avançados: Pauleta(Bordéus/Fra), Nuno Gomes(Benfica) e Hélder Postiga(Tottenham/Ing)

André Morais