O Urbi@Orbi é o jornal digital do curso de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI). Fundado em Janeiro de 2000, é editado semanalmente como “um jornal de informação geral atento à universidade, à Covilhã, à região e ao mundo”, como é referido no Estatuto Editorial.

Dar expressão ao direito de informar e ser informado, promover o intercâmbio de ideias e favorecer o exercício da liberdade crítica são os objectivos deste jornal fundado no meio online e que agora passou também para o papel. A principal razão para esta mudança é explicada ao JornalismoPortoNet pelo seu director, António Fidalgo: “efectivamente, a difusão entre a comunidade académica é muito superior com a distribuição gratuita pelas instalações da UBI, bibliotecas, departamentos, bares, etc”.

urbi-online.jpg
No entanto, foi pioneiro na aposta na web: “insere-se numa tradição de jornalismo rigoroso e de qualidade. Assumindo-o, saberá também explorar o seu novo medium, tirando partido, de forma criativa e inovadora, das potencialidades técnicas, de inovação formal e de metamorfose dos conteúdos que este oferece”.

António Fidalgo acrescentou quais são os custos do Urbi@Orbi online: “resumem-se à contratação de um recém-licenciado para chefe de redacção. O director e os subdirectores são docentes do curso. Os jornalistas são os alunos dos ateliers e disciplinas de Jornalismo do curso de Ciências da Comunicação. O que não impede que outros alunos, mesmo de outros cursos, também participem, mais ao nível de artigos de opinião”.

JUP aposta na web mas mantém-se no papel

JUP-capa.jpg
“Mesmo que se faça uma aposta na internet, nunca vamos deixar de fazer o jornal impresso”, garante Susana Marinho, directora do Jornal Universitário do Porto (JUP). Este meio de informação nasceu do Núcleo de Jornalismo Académico do Porto, uma associação sem fins lucrativos, que tem como principais objectivos a publicação do JUP e o incentivo do jornalismo amador e académico, e a sua aprendizagem.

Susana Marinho explica que “qualquer estudante da academia do Porto pode participar no JUP”, um jornal com de 17 anos de história. A página online do jornal é hoje uma cópia do jornal impresso, mas “a ideia é aproveitar textos que nos chegam à redacção já depois da edição”.

JUP-online.jpg
A directora considera “importante” a existência de jornais universitários “para defesa de causas próprias”. O JUP distingue-se dos restantes meios de comunicação de associações de estudantes e de alunos de cursos por ser um meio que une os universitários do Porto, dando-lhes a possibilidade de participação activa na redacção.

Manuel Jorge Bento