Aos sucessivos atentados e baixas civis e militares, e aos recentes escândalos de violação de direitos humanos sobre prisioneiros iraquianos, juntam-se agora as declarações de Colin Powell. O secretário de Estado norte-americano revelou, numa entrevista concedida à NBC, que alguma informação dada pela CIA, sobre a existência de armas de destruição maciça em território iraquiano, se revelou “inexacta e falsa”.

A teoria dos laboratórios móveis que desenvolviam armas de destruição maciça, químicas e biológicas, que Powel foi defender à Assembleia Geral da ONU no início de 2003, cai assim por terra. A hipótese de existência das ditas armas nunca se verificou no terreno desde a ocupação anglo-americana, mas foi sempre invocado pela coligação como um dos estertores do conflito que derrubou Saddam Hussein do poder.

Conselho de Governo Iraquiano tem novo presidente

Ghazi Ajil al-Yawer é o novo presidente do Conselho de Governo Iraquiano (CGI). No domingo, um violento atentado suicída, matou o anterior presidente do CGI, Ezzedin Salim, e mais sete pessoas. Salim era xiita e um dos dois representantes do partido Dawa (mais antigo partido xiita no Iraque) no CGI.

Em Bagdad, nas imediações da “zona verde” (sector onde está instalada a administração provisória iraquiana), um carro-bomba explodiu numa operação suicída que os americanos atribuem a Abu Musab al-Zarqawi que, segundo Washigton, mantém ligações à Al Qaeda. A principal vitima foi Salim, que deixou vago o lugar de presidente do CGI e muitas dúvidas sobre o futuro da administração.

No entanto, Condolezza Rice, a Conselheira de Segurança Nacional norte-americana, veio já a público garantir que o calendário de transferência de soberania para o Iraque não vai ser alterado. Desta forma, no dia 30 de Junho os iraquianos tomam as rédeas do poder no seu país, apesar de todas as dúvidas que reacaem sobre as condições em que esta passagem vai ser efectuada.

Um sunita sucede a um xiita

Para já, é um sunita (população minoritária mas tradicionalmente ligada ás esferas de poder no Iraque), engenheiro civil e que durante anos viveu nos Emirados Árabes Unidos, a assumir a liderança do CGI. Ghazi al-Yawer afirmou na sua tomada de posse que o CGI “não vai desviar-se da marcha a que devotou a sua vida”.

À semelhança da reacção francesa ao assassinato de Salim, Ahmed Chalabi do CGI veio a público defender que “o plano de segurança americano falhou” e que a passagem do controlo das forças de segurança para os iraquianos se devia fazer no imediato.

Liliana Filipa Silva

Foto:CNN