Hoje em dia não é só no Verão que se procuram os ginásios. A tendência é para se praticar exercício físico cada vez mais regular e durante todo o ano.

No entanto, com o Verão à porta os cuidados com a imagem multiplicam-se. A corrida aos ginásios já começou e o número de inscrições aumenta. André Oliveira, gerente do ginásio “Premier Club”, no Porto, garante que a ideia de que as pessoas só procuram o ginásio na altura do Verão já não é tão certa assim. Porém, é agora que a procura aumenta: “Há três anos atrás tínhamos cerca de 250/300 inscrições nos meses que antecedem o Verão. De há dois anos para cá as pessoas começam a ter consciência em relação à frequência anual no ginásio, o que diminiu um pouco esse “boom” nesta época do ano”.

As pessoas estão cada vez mais conscientes e também cada vez mais preocupados com a imagem a longo prazo. Ana Cabral frequenta aquele ginásio já há alguns anos, sempre praticou desporto e por isso, afirma que não tem cuidados especiais com o corpo, nesta altura do ano: “Preocupo-me com o corpo o ano todo, não é só no Verão.”

Saúde ou beleza?

Interpelados para justificarem a ida ao ginásio, todos os utentes ficavam divididos quanto à razão que surge em primeiro lugar. A dúvida permanecia: saúde ou beleza? “Acho que vimos todos ao ginásio primeiro pelo nosso aspecto, para estarmos bem, mas depois começamos a viciar-nos e depois já vimos por prazer”, diz Luís Rios.

Por sua vez, Marta Vasconcelos não esconde que a questão da beleza tem muito peso na sua decisão: “Não posso negar que a questão da beleza é importante, mas também por uma questão de saúde, porque me sinto bem e porque gosto muito de desporto”. Outros, é mesmo só por uma questão de passar bons momentos e para descontrair: “para relaxar um pouco, fazer exercício, esquecer”, frisa Filipe.

Emíla Faria, uma outra frequentadora do ginásio garante que já pratica exercíco físico há muito tempo, mas que não é por uma questão de beleza. Sem hesitar, garante que apenas pensa na saúde quando pratica exercício: “porque me sinto bem e porque assim não tenho tantos problemas de saúde”.

Acidentes cardiovasculares

A pensar no corpo, muitas vezes, homens e mulheres cometem exageros e põem, até, a saúde em risco. O Prof. José Duarte do gabinete de biologia do desporto da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto, chama a atenção para os riscos e avisa que estes aumentam com a idade: “os riscos são essencialmente cardiovasculares porque a actividade física é uma actividade de stress a que sujeitamos o nosso organismo”.

Além disso, diz o professor que é necessário estramos atentos aos sinais do nosso organismo porque é durante a actividade física que “nos podemos aperceber que nem sempre os mecanismos de regulação omeoestática estão oleados, afinados”. Quando tal acontece, um acidente pode estar iminente.

O professor aconselha as pessoas a praticar actividade física espontânea, dizendo que quem o faz pode estar “mais descansado”: “o ideal seria as pessoas descerem as escadas a pé em vez de utilizar o elevador; sair do carro para fechar a porta da garagem,…”. E acrescentou que toda e qualquer actividade espontânea é preferível a actividades forçadas, características desta época do ano.

Andreia Abreu