A secundária Marquês do Pombal é a primeira de uma rede nacional de escolas de ensino cientifico-tecnológico e profissional. O arranque é quarta-feira.

A Marquês do Pombal vai ser a primeira de 15 a 20 escolas da rede de referência no ensino tecnológico que o governo quer implementar até 2006.

Aquela escola secundária de Lisboa assina hoje o protocolo com o Ministério da Educação, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Associação Industrial Portuguesa.

A Marquês do Pombal será o primeiro estabelecimento público com ensino profissional e insere-se na concretização de uma medida prevista no Plano Nacional de Combate ao Abandono, apresentado em Abril.

A rede de 15 a 20 escolas de referência no ensino tecnológico profissional depende de parcerias públicas e privadas. Destas entidades depende também a concepção, gestão e acompanhamento das escolas em questão.

Esta rede vai incluir no seu programa o novo ensino secundário completo (3º ciclo do ensino básico, secundário e pós-secundário), cursos de educação-formação (nível II), ensino profissional (nível III), sistema de aprendizagem (nível III e IV) e cursos de especialização tecnológica (CET`s).

As escolas de referência do ensino cientifico-tecnológico e profissional visam combater o abandono escolar pela oferta de uma perspectiva de futuro mais optimista, correspondendo às necessidades do mercado de trabalho e do meio empresarial.