A polémica que abalou o conflito do Iraque continua. A ABCNews deu a conhecer duas novas imagens, cujo conteúdo não difere muito das que já foram publicadas. Uma vez mais, os soldados retratados pertencem à companhia 372 da Polícia Militar americana.

iraque_abuso_2_1.gifNuma das fotografias, o militar Charles Graner surge junto de um cadáver de um recluso. Identificado como Manadel al-Jamadi, o prisioneiro terá chegado à prisão de Abu Ghraib em condições de perfeita saúde. A informação é avançada pela ABCNews.

Em relação à segunda fotografia, a soldado Sabrina Harman aparece igualmente ao lado de um detido morto. Ambos sorriem para a câmara, com o polegar apontado para cima. Fazem ainda parte do grupo de sete soldados que vão estar presentes a tribunal marcial.

Esta situação vem a público um dia após Jeremy Sivits ter admitido a prática de maus-tratos sobre prisioneiros iraquianos. Foi condenado à pena máxima aplicada a estes casos, a que corresponde um ano de prisão. Afirmou que queria continuar a ser soldado, apesar de ter sido demitido e de ter descido de patente.

A divulgação destas imagens tem sido associada a fugas de informação. O senado norte-americano tem ao seu dispor um conjunto imenso de fotografias, das quais a maioria não foi tornada pública.

Germano Oliveira

Fotos: ABCNews