A iniciativa é co-produzida pelo curso de Cine-Vídeo da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), pela Fundação da Ciência e Desenvolvimento e pelo Teatro do Campo Alegre e vai juntar estudantes de Cinema de diversos pólos universitários. Este encontro conta com a participação de alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, das Escolas Superiores de Cinema e Audiovisuais de Madrid e da Cataluña (Espanha) e da Fundação Armando Álvares Penteado / Faculdade de Comunicação de S. Paulo (Brasil).

Entre os convidados está também Farshad Heknat, professor na Faculdade de Belas Artes do Teerão (Irão), que apresenta a longa-metragem «Eternality» na abertura deste I Encontro Internacional de Escolas de Cinema, esta terça-feira, às 21h30 no Teatro do Campo Alegre. De resto, é esta sala que vai acolher os 29 filmes realizados pelos estabelecimentos de ensino de Cinema em Portugal, Espanha e Brasil, transformando este evento numa mescla de culturas luso-ibéricas com uma pitada dos costumes do Médio Oriente. A entrada é livre.

Workshops:

Dias 25, 26 e 27:
«O Som na Publicidade»
Orientadores: Jens Neumaier e Alejandro Mazzoni, da Catalunha
Horário: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00
(inscrições limitadas a 12 participantes)

Dias 26, 27 e 28:
«Argumento Cinematográfico»
Orientador: Farshad Fereshteh Hekmat, do Teerão
Horário: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00
(inscrição limitada a 20 participantes)

«Produção Cinematográfica»
Orientador: José Gozze, do Brasil
Horário: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00
(inscrição limitada a 20 participantes)

Mesas-redondas:

Dia 28:
«O papel da Crítica Cinematográfica na Formação dos Públicos»
(com a participação de diversos críticos dos órgãos de comunicação)
Horário: 18h00

Dia 30:
«O Ensino do Cinema e do Audiovisual»
(com a participação dos representantes das escolas convidadas e do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia)
Horário: 15h00

As exibições de filmes decorrem de 26 a 29 de Maio, sempre às 21h30, no Teatro do Campo Alegre.