O estudo intitulado “Atitudes face ao Euro”, encomendado pela Comissão Europeia, demonstra que para a maioria dos europeus (51%) o euro já não constitui qualquer problema. Apenas 14% afirma ter dificuldades e é em França (62%) e na Itália (57%) que a maioria dos inquiridos diz ter problemas em ajustar-se à moeda única.

É na Irlanda e na Holanda que são sentidas mais dificuldade no reconhecimento e manuseamento de moedas. A Espanha (87%), a Finlândia (86%), a Grécia (84%) e Portugal (83%) destacam-se por identificarem e usarem as moedas com grande facilidade.
Quanto ao manuseamento de notas, 92% dos cidadãos europeus alega não ter quaisquer dificuldades.

Dez dos doze países da zona euro dizem fazer contas mentalmente com maior frequência na moeda nacional do que na moeda única. São os cidadãos da Itália (33%), da Alemanha (37%) e Portugal (42%) os que menos usam o euro nos cálculos mentais.
A Irlanda é o único país em que 90% dos entrevistados declara calcular com mais frequência em euros.

O estudo revela que grande parte dos europeus (85%) acredita que a conversão da moeda nacional em euros acarretou desvantagens para os consumidores. Este sentimento é maior na Itália (95%), na Holanda (93%), na Alemanha e na Grécia (92%).

Os cidadãos da zona euro afirmam que a dupla afixação de preços, em euros e na moeda nacional, é desnecessária. No entanto a França, Espanha, Itália e Portugal mostram-se a favor da manutenção da dupla afixação de preços.

Os europeus, as moedas e as notas Euro

euro.jpg

A maioria dos entrevistados (56%) considera o número de moedas adequado, no entanto cerca de 38% acredita que é elevado. A Finlândia, Alemanha e Portugal estão no leque dos países mais satisfeitos com a quantidade de moedas, enquanto que os cidadãos da Itália e Bélgica declaram que o número é excessivo.

Relativamente à possibilidade de remoção das moedas do mercado, 61% dos europeus é unânime em considerar que a moeda de um cêntimo era a eleita, seguida da de dois cêntimos, com cerca de 55%.

A ideia da adopção da nota de um euro é cada vez mais popular entre os doze países da zona euro, mas ainda não convenceu a maioria dos europeus.

Euro trouxe vantagens mas não aumentou sentimento europeísta

Cerca de 52% dos inquiridos respondeu que a adesão ao euro foi benéfica para o seu país. Os países com maior índice de positivismo face a euro são o Luxemburgo, a Irlanda, a Finlândia, a Bélgica e a França. Os cidadãos da Alemanha, Holanda, Itália e Portugal são os que menos atribuem vantagens à moeda única.

A adopção do euro não parece ser encarada como um factor de promoção da identidade europeia, visto que 80% dos entrevistados afirma nada ter mudado no que diz respeito ao sentimento europeísta.

Este estudo foi realizado nos meses de Outubro e Novembro de 2003, nos 12 países da zona euro, para a Comissão Europeia, tendo sido inquirida uma amostra de mil pessoas por país, com mais de 15 anos.

Carla Sousa

Foto: bbc