De há uns anos para cá, os festivais de Verão afirmaram-se como ponto obrigatório nos roteiros de férias de muitos portugueses. Este ano, os festivais urbanos consolidam-se: o Super Bock Super Rock muda de formato e o Rock in Rio chega a Portugal. O consumidor agradece. A dificuldade está em escolher o que ver. O JornalismoPortoNet dá uma ajuda.

”O maior festival do mundo” em Portugal

O Parque da Bela-Vista em Lisboa, transformado em “Cidade do Rock”, acolhe, a partir de sexta-feira, milhares de pessoas, até dia 6 de Junho. O Rock in Rio começou no Brasil em 1985. Na quarta edição, o festival aposta em Portugal.

Pela primeira vez no nosso país, o ex-Beatles Paul McCartney abre o certame que conta ainda com a presença de bandas como Metallica, Slipknot, a rainha teen pop Britney Spears (outra estreia em terras lusas) e Foo Fighters. Os veteranos Sting e Peter Gabriel (que estará também em Vilar de Mouros) são outros nomes fortes do Rock in Rio. Como alternativa aos nomes do palco principal, há tendas dedicadas à world music e à electrónica.

O regresso dos Pixies

Ainda a poeira não terá assentado, e já outro festival começa em Lisboa. O Super Bock Super Rock (SBSR) muda este ano de formato. Em vez de se realizar em várias cidades e com concertos separados, o festival aproxima-se dos moldes do típico festival de Verão: um recinto, dois palcos, três dias de música. O local é o Parque do Tejo, no antigo recinto da Expo 98. Um festival urbano, portanto.

Entre as 34 propostas musicais do SBSR, destacam-se os Pixies (dia 11), uma das bandas maiores do indie rock dos anos 80 e 90 e que regressam. Os fanáticos já contam os dias até poder ouvir Frank Black perguntar “Where is my mind?”. Korn, Lenny Kravitz, Linkin Park, N.E.R.D, Massive Attack e Fatboy Slim são outros dos nomes fortes do SBSR 2004.

Rock veterano no Dragão

Iggy Pop and the Stooges, David Bowie e Deep Purple têm lugar assegurado na história do rock e vão fechar as noites de 16, 17 e 18 de Julho, respectivamente, no Estádio do Dragão. A promotora Tournée decidiu alterar a localização do Festival de Lisboa para o Porto, motivada pelo “excesso de oferta” de concertos em Lisboa.

O agora baptizado Festival do Dragão ainda não fechou o cartaz, mas para além dos veteranos já citados, estão já confirmados concertos dos The Darkness, Scorpions, Cheap Trick, Status Quo, entre outros. Muitos solos, muito rock e um cartaz apontado a um público mais adulto.

Programação alternativa nos festivais mais antigos

Vilar de Mouros, Zambujeira do Mar e Paredes de Coura voltam a ser “invadidas” por milhares de festivaleiros. Estes são festivais muito diferentes dos festivais urbanos, como o SBSR e o Rock in Rio. As ruas das vilas enchem-se de gente, há um constante som de djambés, e o inevitável e tolerado cheiro a substâncias psicotrópicas no ar.

Ainda está por definir a maior parte dos nomes dos três festivais “clássicos”. Para Vilar de Mouros (15 a 18 de Julho) estão confirmadas as presenças dos Cure, PJ Harvey (com o novo “Uh Huh Her” para revelar) Peter Gabriel, Chemical Brothers e a terceira actuação em Portugal do “gigante” Bob Dylan.

De 5 a 8 de Agosto, as coqueluches do novo rock Franz Ferdinand, os franceses Air e os pioneiros da música electrónica Kraftwerk actuam no largo e poeirento descampado que todos os anos acolhe o Festival Sudoeste, junto à vila alentejana de Zambujeira do Mar.

O festival de Paredes de Coura (17 a 20 de Agosto) inaugura este ano o Palco Cantautores que, em conjunto com o “Jazz na Relva”, promete sons calmos para as tardes na praia fluvial do Tabuão. Mark Eitzel, dos lendários American Music Club, e Howe Gelb são os nomes já conhecidos para esse palco. No palco principal, estão confirmadas as presenças dos regressados e veteranos MC5, Black Rebel Motorcycle Club, Scissor Sisters e The Roots, entre outros.

Pedro Rios