Existem máquinas para todos os gostos. O que não há é preços para todos as bolsas. Fazer solário pode tornar-se um vício e custar mais de 20 euros por semana.

Uma sessão de solário pode custar cinco euros se durar… oito minutos. A experiência não sai cara. Mas se o que se quer é um bronzeado que aparente dias e dias de praia, uma sessão não chega.

Depois das primeiras sessões, o utente já faz mais minutos de solário, o que fica mais caro. As pessoas de pele morena podem fazer 16 minutos. Se o fizerem duas vezes por semana, gastam 20 euros. A acrescentar a esta, há outra despesa, a dos cremes para pôr antes e depois da sessão de solário. “Temos cremes desde 20 euros a quase 100 euros”, diz Susie Guedes, proprietária do solário Bronze Dourado. Estes cremes servem para evitar o aspecto seco e quebrado da pele depois da exposição ao sol e, neste caso, depois da exposição às radiações.

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Susie Guedes explicou ao JornalismoPortoNet que, por exemplo, para os miudos que pagam o solário com a semanada e preferem gastar menos de cada vez, o solário tem carteirinhas dos tais cremes para usar em cada sessão. O preço é três euros.

O solário por motivo de compromisso social ou por imperativo profissional

As pessoas fazem solário para se sentirem bem, diz a maioria dos utilizadores. Mas também o fazem por outras razões. O bronze “fácil” é procurado para as mais variadas situações.

“Algumas pessoas procuram a máquina facial quando têm festas, já estam bronzeadas no corpo e querem bronzear a cara e o peito de uma forma rápida. Temos também bailarinas que fazem solário todo o ano por motivos profissionais, artistas antes de gravarem um disco e até engenheiros que andam nas obras, ficam com bronzeado ´à trolha` e vêm aqui compor”, diz Susie Guedes.

Seria de imaginar que a ida dos mais jovens ao solário não obedecesse a imperativos destes, mas uma das utilizadoras com quem o JPN falou estava no solário porque em breve tem o baile de finalistas na escola e quer apresentar um bronzeado “à altura”.

A maioria dos utilizadores de solário situa-se na faixa etária dos 16 aos 30 anos, o que não quer dizer que a regra não tenha excepção. Por exemplo, no solário Bronze Dourado a cliente mais velha tem 60 e poucos anos. Verifica-se ainda que cada vez mais homens fazem solário. Susie Guedes confessa que cerca de 60% dos utentes do Bronze Dourado são homens.