340 mil espectadores em estádio nos 8 jogos no Dragão e Bessa XXI. As previsões de afluência à cidade do Porto, durante o Euro 2004, levaram a PSP do Porto a preparar um forte dispositivo de segurança para o decorrer do Campeonato Europeu de Futebol. “Com isso não se pretende afirmar que nada poderá acontecer, mas se eventualmente algo de anormal se verificar, o Comando Metropolitano da PSP do Porto estará prevenido para o efeito”, comunicaram os agentes, em conferência de imprensa.

“Os agentes vão trabalhar para além do horário normal”
Na cidade do Porto vão estar disponíveis durante o Euro 1400 agentes nos dias de jogo e 900 em dias normais. O número de polícias aumenta com o envio de equipas de operações especiais, como as de inspecção de engenhos explosivos, mas sobretudo porque “os agentes vão trabalhar para além do horário normal”, nas palavras do superintendente Gomes Pereira. A PSP do Porto conta também com a colaboração da GNR, fora dos estádios, e dentro, com os Stewards, ou Assistentes de Recinto.

1º Jogo – atenção redobrada
O jogo inaugural vai merecer mais vigilância, já que vai trazer ao Porto mais convidados especiais, membros de todas as delegações e muitos milhares de adeptos do desporto-rei. Mas o Alemanha-Holanda, a decorrer no estádio do Dragão a 15 de Junho, preocupa especialmente a PSP, que vai receber no Porto 80 homens do corpo de intervenção, especialmente para esse dia. Na véspera do arranque do campeonato, o jantar do presidente da câmara, Rui Rio, com elementos da UEFA, pessoas ligadas ao desporto e outras personalidades, vai também ser acompanhado com especial atenção por parte dos elementos da PSP do Porto.

“Vamos dosear as nossas intervenções”
Os elementos da PSP vão ser especialmente visíveis no aeroporto Sá Carneiro, locais de treino e alojamento e nos complexos desportivos. A Polícia de Segurança Pública preparou também zonas especiais para retenção de adeptos na Exponor, as chamadas “Buffer Zones”, onde os espectadores vão poder esperar sem provocar concentrações excessivas, evitando os problemas que daí possam advir. Na cidade, os agentes da PSP vão policiar zonas turísticas e de diversão e parques de estacionamento próximos dos estádios. Nenhuma claque se vai poder movimentar no Porto, sem a escolta dos polícias, garantem os agentes do comando metropolitano.
A PSP diz ter os agentes “preparados” para o desafio do Euro, apesar de ser “impossível dar toda a formação”. Os polícias devem intervir com “bom-senso”, mas “agindo em tempo para sanar as situações”. Os portuenses devem colaborar com as forças da autoridade, pede a polícia, e, ao mesmo tempo, confiar na actuação de uma PSP que se diz pronta para o evento.

200 mil estrangeiros no Porto
A PSP assegura que, durante o Euro, a intervenção policial vai ser “informada”. Numa altura em que é inevitável aludir aos recentes actos de terrorismo, a polícia vai prestar especial atenção às entradas ilegais no país, controlando e procurando detectar a presença de indivíduos indesejados. O controle de todas as operações vai ser feito a partir do edifício do Comando Metropolitano do Porto, onde vai ser instalada uma “sala de situação”, em colaboração com “postos avançados de comando”, em dias de jogos.
Tudo isto para que os portuenses estejam tranquilos e confiem na preparação das autoridades, e para que o Euro seja uma festa e não “um problema de segurança”.

Maria João Cunha