Os museus nacionais não têm uma programação pensada para o Euro 2004. O Instituto Português dos Museus (IPM), nos meses em que decorre o Campeonato da Europa, apenas promove um conjunto de ofertas especiais que, permitirá aos visitantes adquirir produtos nas lojas dos museus do IPM com descontos.

Uma exposição permanente e pouco mais é o que o visitante pode encontrar no Museu Nacional de Soares dos Reis, que reabriu com espaços e programa renovados em Julho de 2001, ano do Porto Capital Europeia da Cultura, após cerca de 10 anos de quase encerramento.

Também o Museu de Serralves está à margem do acontecimento que vai pôr todo o país a vibrar. Neste museu o visitante poderá assistir a uma exposição do Grupo Homeostético, que consiste na apresentação de uma selecção das obras e materiais diversos apresentadas em exposições, performances e “happenings” que o grupo realizou. A esta exposição itinerante junta-se uma exposição permanente.

O Museu Romântico segue os passos dos seus companheiros e também não tem nada preparado para o Euro2004. Este museu pretende retratar uma casa abastada do Porto de Oitocentos. São de realçar alguns aspectos de artes decorativas da época. Aqui passou os seus últimos dias, exilado, Carlos Alberto, Rei do Piemonte e da Sardenha, que faleceu a 28 de Julho de 1843.

Apesar de não integrarem o espírito do Euro2004, estes são alguns dos museus que podem ser visitados durante o evento, num horário alargado. À espera dos turistas vão estar também os monumentos que proliferam na cidade do Porto.

O carrilhão da Torre dos Clérigos vai dar música aos turistas e a todos os que quiserem participar, entre 2 e 23 de Junho. Quarenta e nove sinos serão transformados em música pelas mãos do carrilhanista Abel Chaves. Os concertos vão decorrer todas as quartas-feiras, a partir das 17h30. Cada actuação de Abel Chaves pode ser vista de perto numa cabina existente na torre, com capacidade para 20 pessoas.

A Sé do Porto é um edifício de estrutura românica, dos séc. XII e XIII, vindo a sofrer grandes remodelações no período barroco. No exterior, conserva ainda o aspecto de uma igreja fortaleza. Da Sé fazem parte as imagens da Nossa Senhora da Vandoma do século XIV, o “altar de prata”, importante claustro gótico, o “claustro velho”, a capela de S. Vicente, uma escadaria nobre que dá acesso ao pátio superior do claustro gótico, “casa do cabido”, onde estão expostas notáveis esculturas religiosas do século XIV e XVIII. Tudo isto pode ser visitado no Terreiro da Sé.

Local de passagem obrigatória é a Estação de São Bento. A sua bela arquitectura em U, da autoria de Marques da Silva, exibe no interior um enorme vestíbulo revestido a azulejos do pintor Jorge Colaço (1864-1942), de temas paisagísticos, folclóricos e históricos.

Uma cidade inteira há para descobrir durante o Euro2004.

Vânia Cardoso